Durante o passado mês de julho, Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, recebeu uma equipa de cinco investigadores da Universidade do Minho (UMinho) que procurava descobrir novos vestígios de arte rupestre no concelho. Foram encontradas cerca de 40 novas pinturas rupestres que agora serão catalogadas, estudadas e contextualizadas para que possam integrar um percurso turístico.

PUB.

O estudo, que recebeu apoio do município, foi realizado no âmbito da investigação de pós-doutoramento Paisagem e representação do poder na Pré-História recente: Arte Atlântica e Estátuas-Menir e previa uma procura sistemática de vestígios em locais com potencial arqueológico. Após a descoberta, é agora altura da investigação passar do terreno para o escritório a fim de promover o estudo das pinturas, a sua contextualização bem como a dos locais onde foram encontradas.

Após a definição de uma estratégia de conservação, é expectável que as novas descobertas de pinturas rupestres em Cerveira possam integrar um percurso turístico, de forma a que estejam acessíveis a todos os interessados em conhecer um pouco mais da história do concelho. Este é, aliás, um município que apoia e promove o acesso à cultura, algo que se reflecte também na forma como é conhecido nacional e internacionalmente: a Vila das Artes.