Em vigor desde janeiro de 2016, a Taxa Municipal Turística na capital é cobrada aos hóspedes que pernoitam na cidade, até um máximo de sete noites, através dos gestores do Alojamento Local (AL), mas também de unidades hoteleiras. Desde abril de 2016, o Airbnb já contribuiu com seis milhões de euros para os cofres municipais, anunciou a plataforma em comunicado este sábado.

PUB.

Em cada noite passada em Lisboa, os visitantes são obrigados a pagar, além do custo cobrado pelo hotel/AL, 1 euro por pessoa. Com esta taxa, o município pretende canalizar as receitas para a melhoria das infraestruturas lisboetas e ajudar a diminuir a pressão do turismo em Lisboa.

Em 2017, foram gerados mais de 250 milhões de euros em receitas para os gestores de propriedades em AL, tendo contribuído com 3,8 milhões de euros em taxa turística para a Câmara Municipal. “O ano passado registou um número recorde de hóspedes a visitar Portugal através da Airbnb e, por isso mesmo, estamos muito satisfeitos em contribuir para os benefícios que o turismo tem para as famílias locais”, defende Arnaldo Muñoz, responsável pela plataforma em Portugal.

Seguindo o exemplo de Paris, Amesterdão e outras cidades dos EUA, o Airbnb e a Câmara Municipal de Lisboa assinaram, em setembro de 2016, um acordo para facilitar a cobrança da taxa e consequente entrega ao município.