Um castro é, por norma, um vestígio arqueológico datado da Idade do Cobre e do Ferro que pode ser encontrado na zona montanhosa do noroeste da Península Ibérica. Normalmente as construções fortificadas eram feitas em círculo e num ponto geologicamente estratégico para proteger o povoamento.

PUB.

Precisamente por serem predominantes na Península Ibérica, Portugal e Espanha uniram-se para potenciar o turismo centrado nos circuitos inter-regionais formalizando uma candidatura ao programa de cooperação entre os dois países, o INTERREG 2014-2020. O objetivo passa por fortalecer a candidatura da Rede de Castros do Noroeste e apostar forte em parcerias e ações de promoção da rede cultural.

A comparticipação financeira nacional será inteiramente assumida pela Direção Regional de Cultura do Norte, a qual assegurará a gestão da candidatura. A participação das instituições que asseguram a gestão das estações arqueológicas incluídas está assegurada através de protocolo entre a Direção Regional de Cultura do Norte, vários municípios e a Sociedade Martins Sarmento.

Em nome do Município de Esposende, assinou este protocolo o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, que realça a relevância deste projeto, enquadrado numa estratégia global de promoção e desenvolvimento do concelho. “Sendo Esposende um concelho com uma forte vertente turística, é do maior interesse para nós integrar este tipo de projetos, atendendo à mais valia que constituem, quer sob o ponto de vista turístico quer cultural”, refere Benjamim Pereira, considerando que o facto de a Diputación Provincial de Ourense integrar também este projeto é positivo, na medida em que “possibilitará captar turistas e visitantes do país vizinho”.

O Castro de S. Lourenço é um dos sítios arqueológicos fundadores da Rede de Castros do Noroeste, a qual integra também o Castro de Outeiro Lesenho (Boticas), o Castro de S. Caetano (Monção), a Citânia de Sanfins (Paços de Ferreira), o Castro de Monte Mozinho (Penafiel), a Cividade de Terroso (Póvoa de Varzim), o Castro de Monte Padrão (Santo Tirso), o Castro de Alvarelhos (Trofa), a Citânia de Santa Luzia (Viana do Castelo), a Cividade de Bagunte (Vila do Conde) e a Citânia de Briteiros (Guimarães).