Não é propriamente uma grande novidade – a reabertura do antigo Cinema Europa, em Campo de Ourique, esteve prevista para o outono de 2016, mas foi sendo adiada. A boa nova é que está confirmada a inauguração da nova biblioteca, onde vão estar “mais de cinco mil livros”, até ao final de abril.
O novo espaço cultural do bairro lisboeta ganha uma nova vida depois de anos ao abandono. Após a construção, nos anos 30, atravessou décadas de prosperidade, com espetáculos que preenchiam as cadeiras do edifício cuja imagem de marca é uma escultura de Euclide Vaz. Foi encerrado em 1981 e só graças ao movimento cívico SOS Cinema Europa, que apresentou propostas para a sua reabilitação, foi adquirido, em parte, pela Câmara Municipal de Lisboa para ali instalar novos equipamentos culturais (como demos conta neste artigo).
O edifício original foi demolido em 2010, tendo sido substituído por um novo onde está instalado um condomínio privado. No entanto, o município manteve propriedade do piso térreo que dá lugar à nova biblioteca do bairro.
Atrasos no início das obras de recuperação serão as principais causas do adiamento da inauguração, mas a garantia dada pela Junta de Freguesia de Campo de Ourique é que a biblioteca estará efetivamente pronta no final deste mês. A fachada do edifício manteve a característica escultura, foi ampliado e recheado com livros e novos espaços culturais.