O Índice de Cidades Criativas, promovido pelo Airbnb, distingue as metrópoles mais criativas da Europa e, este ano, elegeu Lisboa (entretanto vencedora do título de Melhor Destino do Mundo) como a quarta melhor cidade neste ranking. À frente da capital portuguesa ficam destinos como Atenas, Paris e Bruxelas, respetivamente.

PUB.

Esta lista classifica as 100 maiores cidades da União Europeia (UE) segundo a sua criatividade, analisando diversos fatores, desde o número de espaços de cowork e áreas de grafiti até à concentração de galerias de arte, cinemas e até mesmo estúdios de tatuagens. A pontuação final deu origem a uma classificação geral para a Europa.

A contribuir para a classificação portuguesa esteve, também, o volume significativo de startups (mais de 600), espaços de cowork (mais de 50) e galerias de arte (mais de 100). É, por isso, uma das melhores cidades europeias para criativos viverem e trabalharem, diz o estudo.

Na classificação geral do Índice de Cidades Criativas da Airbnb, Atenas ocupa a posição número um. A metrópole ancestral não só tem uma comunidade de anfitriões e hóspedes criativa relativamente grande na plataforma, como também uma elevada concentração per capita de centros de entretenimento criativo, como galerias de arte e festivais de arte e música.

Galeria

[edge_gallery id=’295′]

lyon_saint_georges_frança
« de 10 »

Ainda que grandes cidades europeias como Paris e Berlim estejam em destaque na lista, a classificação na Europa também coloca “mecas culturais” menos conhecidas em lugares cimeiros. Nottingham, uma cidade inglesa com pouco mais de 300 mil habitantes, aparece na oitava posição graças à enorme variedade de espaços e atividades criativas disponíveis para uma cidade da sua dimensão.

Conheça, na galeria fotográfica acima, o top 10 das cidades mais criativas do velho continente.