Quase 23 anos depois de ter sido desativado, o percurso da carreira 24 do elétrico lisboeta prepara-se para voltar a ser utilizado diariamente. A garantia surge entre um conjunto de 12 medidas prioritárias da Carris, sob gestão municipal desde o início de 2017, apresentadas no Plano de Atividades e Orçamento da Carris para 2018.
É desta forma que a empresa pública de transportes pretende colmatar algumas das falhas identificadas na rede, nomeadamente com a expansão das linhas de elétrico em Lisboa. O 15 será também beneficiado com o alargamento do percurso, que passará a cobrir a Estação de Santa Apolónia, assim como o 24, que regressa à vida para servir entre o Cais do Sodré e as Amoreiras.
Além disso, a medida número cinco (em 12) prevê ainda que seja estudada uma nova solução de transporte na cidade: o elétrico rápido/BRT (Bus Rapid Transit). Este sistema, nascido na cidade brasileira de Curitiba e já implementado em 207 locais do mundo, basicamente cria uma linha de circulação de autocarros articulados que viajam a uma velocidade superior à normal por estarem isolados do trânsito. A solução teria como objetivo transportar cidadãos entre a Alta de Lisboa e Entrecampos, de forma a facilitar o acesso ao Metropolitano ou autocarros.
No mesmo Plano de Atividades e Orçamento da Carris para 2018 estão previstas outras iniciativas que visam a melhoria do serviço, desde a criação de 21 novas carreiras de bairro (Marvila, Olivais, Parque das Nações e Santa Clara foram as primeiras zonas afetadas) à disponibilização de rede wi-fi gratuita em todos os autocarros e elétricos da Carris.