​A partir de hoje, os utilizadores dos transportes públicos da área metropolitana de Lisboa têm uma nova modalidade de pagamento que lhes permite viajar primeiro e pagar depois, o VIVA Go. O tarifário pós-pago foi anunciado pela OTLIS – Operadores de Transportes da Região de Lisboa, que anunciou a disponibilidade desta opção em sete operadores da rede, incluindo o Metro e a Carris.

PUB.

A ideia é que os passageiros possam associar o cartão Lisboa VIVA à sua conta bancária, através do multibanco, para que possam utilizar os serviços de qualquer um dos sete operadores associados e ver o valor da viagem debitado automaticamente. Da lista inicial de transportes fazem parte o Metropolitano de Lisboa, a Carris, CP – Comboios de Portugal, Fertagus, Metro Transportes do Sul, Transtejo e Softlusa, que pode, “a médio prazo, ser alargada aos restantes operadores de transporte”.

Para aderir, o utilizador deve “dirigir-se a qualquer uma das cerca de 12 mil caixas multibanco e ATM Express e efetuar a adesão automática, associando o seu cartão bancário ao cartão de transporte Lisboa VIVA”, explica a OTLIS em comunicado. Além da questão prática, a empresa esclarece que este novo serviço pode ser utilizado em conjunto com os tarifários de passe ou Zapping, assumindo-se como uma alternativa em zonas não abrangidas pela opção contratada pelo utilizador.

O VIVA Go, que resulta de uma parceria entre a OTLIS e a SIBS, quer, assim, facilitar a vida dos “milhares de passageiros ocasionais” que deixam de ter a preocupação de adquirir previamente um título de transporte válido.