​Aquele que é considerado por muitos como o pior dia da semana está prestes a tornar-se ainda mais difícil para quem precisa de utilizar o Metro do Porto. Segundo comunicado da empresa, os trabalhadores e a administração não chegaram a acordo durante as negociações, levando à paralisação total da rede já esta segunda-feira, dia 10.

PUB.

De acordo com fonte da empresa citada pelo Jornal de Notícias, esta “é a primeira vez que uma greve paralisa totalmente a atividade do metro” e em que não são assegurados os serviços mínimos. Assim, todas as linhas vão encerrar hoje à meia-noite e só deverão reabrir a partir das 06h de terça-feira, dia 11 de dezembro.

Em cima da mesa está a exigência dos trabalhadores do metro, nomeadamente os maquinistas, que pedem “redução da carga laboral, alteração na categoria profissional e mais contratações”, explica Rui Pedro Pinto, dirigente destes profissionais. O responsável do Sindicato dos Maquinistas queixa-se ainda que as negociações se têm vindo a arrastar ao longo dos últimos dois anos, sem sucesso, e que os funcionários chegaram ao “limite”.

Para este mês de dezembro estão ainda previstas mais duas paralisações, nos dias 17 e 31.