Depois dos relatos sobre ruas e bares cheios na baixa lisboeta esta sexta-feira, a situação voltou a repetir-se ao final da noite de sábado com as zonas do Bairro Alto e Cais do Sodré inundadas de pessoas que fizeram questão de ignorar as sucessivas recomendações de isolamento social. No entanto, desta vez a Polícia de Segurança Pública (PSP) interveio e viu-se obrigada a dispersar as multidões.

PUB.

A denúncia começou a circular nas redes sociais, onde se publicaram fotografias do momento em que a PSP lembrou as dezenas de pessoas que ali se encontravam e os proprietários dos estabelecimentos noturnos de que estes espaços devem encerrar às 21h. Ao contrário do isolamento social, que é fortemente recomendado a toda a população, as regras ditadas pelo decreto-lei imposto pelo Governo como forma de controlo da pandemia do COVID-19 são de cumprimento obrigatório.

De acordo com a Renascença, que confirmou a informação junto de fonte da PSP do Bairro Alto, as autoridades promoveram rondas naquela zona da cidade “no sentido de confirmar o seu encerramento às 21h, como determinado pelo Governo”, cita. A rádio diz ainda que não houve necessidade de usar a força ou deter cidadãos.

As restrições ao funcionamento de bares e discotecas surgem como resposta de prevenção para o surto do vírus que em Portugal já infetou 169 pessoas, estando mais 7004 sinalizadas como casos suspeitos (pode acompanhar a informação e números atualizados na página que a Travel&Taste criou para o efeito, de forma a evitar a circulação de notícias falsas).

Recorde-se que, na noite de sábado, a Autoridade Marítima Nacional informou que todas as praias do país estão interditas até ordem em contrário. Da mesma forma, o presidente regional Miguel Albuquerque quarentena obrigatória para passageiros que aterrem na Madeira, seguindo o exemplo dado pelos Açores.