A capital portuguesa está no top dos destinos a visitar pelos passageiros de cruzeiro, maioritariamente casais britânicos, atraídos pelos monumentos, igrejas, museus e clima. Os dados são do Inquérito a Passageiros de Cruzeiro do Observatório do Turismo de Lisboa que revela ainda a recomendação de Lisboa como destino turístico e ponto de passagem de cruzeiro por 100% dos inquiridos.

PUB.

​O estudo, realizado em conjunto com a Administração do Porto de Lisboa, observou que em 2017 a maioria dos passageiros de cruzeiro é de nacionalidade britânica (40,5%), seguidos de espanhóis (22,1%) e de alemães (12,9%) em terceiro lugar. Entre os entrevistados, mais de 88% já tinha visitado a capital portuguesa e quase 98% diz ser provável regressar à cidade.

Para explorar Lisboa, os passageiros elegeram a zona ribeirinha de Belém, Bairro Alto, Cais do Sodré e Baixa-Chiado como as favoritas. Em 2016, o top 3 das rotas de eleição incluía a zona de Alfama, Castelo e Mouraria, que em 2017 passou para quarto lugar, seguida pelo Parque das Nações.

No que toca às despesas efetuadas na viagem, os viajantes tiveram em média uma despesa individual de 49,31 euros durante a passagem pela capital, sendo a maioria registada por compras (42,4%) e alimentação (22,5%).

O estudo teve como base uma amostra de 49 navios que fizeram escala em Lisboa, entre os meses de abril e novembro de 2017, tendo sido entrevistados um total 1003 passageiros.