Esta quarta-feira marca um ponto de viragem importante na forma como nos movimentamos em Lisboa através de transportes públicos. A partir da Pontinha, a Carris apresentou aquela que é, a partir de hoje, a sua primeira rota totalmente assegurada por autocarros elétricos, que assegurará a ligação entre Santa Apolónia e o Cais do Sodré com o número 706.
Este mais um passo que reforça a intenção da autarquia, responsável pela gestão da empresa de transportes, em renovar a frota de veículos e fortalecer, assim, a estratégia de sustentabilidade rumo à total descabornização até 2040. Os novos autocarros elétricos da Carris, produzidos em território nacional pela Caetano Bus, têm 12 metros de comprimento e capacidade para 71 passageiros, incluindo uma rampa elétrica para pessoas com mobilidade reduzida.
De acordo com a empresa, “são viaturas que apresentam zero emissões de poluentes atmosféricos” que vão permitir “a emissão de 1,5kg de CO2” por cada quilómetro percorrido. Além disso, as baterias de última geração permitem que façam cerca de 170 quilómetros por carregamento, que demora cinco horas até estar completo.
O conforto a bordo, a ausência de emissões e o silêncio durante a circulação juntam-se a uma outra vantagem importante, “uma redução significativa em termos de custos de energia e manutenção”.
Para celebrar o marco histórico da Carris, que acumula 148 anos de experiência no transporte de passageiros em Lisboa, a apresentação oficial da carreira 706 contou com a presença do presidente da autarquia, Fernando Medina, mas também da equipa do Café da Manhã, da RFM, que acompanharam as primeiras circulações do dia a bordo dos novos autocarros.