Esta não é a primeira vez que o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, lança uma campanha de angariação de fundos. Em 2015, o museu criou o movimento cultural “Vamos Por o Sequeira no Lugar Certo”, apelando a que todos contribuíssem para a compra da pintura do célebre Domingos Sequeira, que se concretizou em 2016. Agora é tempo de voltar a mobilizar a sociedade para restaurar um presépio do século XVIII.

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A notícia chegou na tarde desta quinta-feira, dia 5, através de um comunicado dirigido às redações, onde se lê que o Palácio do Correio Velho levará a leilão “as réplicas de 31 obras de arte” do MNAA, reproduzidas “com altíssima qualidade”, que estiveram em exposição nas lojas e corredores do Amoreiras Shopping. O objetivo é atingir os 40 mil euros para proceder aos trabalhos de restauro da obra de Barros Laborão, o Presépio dos Marqueses de Belas.

Esta peça “monumental”, como descreve o museu, faz parte do espólio do MNAA desde 1937, altura em que foi adquirido pelo seu primeiro diretor, José de Figueiredo, a um descendente do Marquês de Pombal. Na nota de imprensa é explicado que o nome da obra terá resultado do facto de Sebastião José de Carvalho e Melo ter sido mecenas de Barros Laborão, já que, segundo a documentação verificada, o presépio terá sido encomendado no século XVIII por um colecionador de Lisboa.

Como ajudar a campanha

Para além da possibilidade de comprar uma das 31 réplicas levadas a leilão – entre elas, obras de Domingos Sequeira, Filipe Lobo, Cristóvão de Morais, Hans Menling ou Bruegel -, existe outra forma de contribuir para o restauro. À semelhança do que aconteceu na campanha pelo Sequeira, o Amoreiras Shopping volta a associar-se ao movimento com um espaço dedicado à angariação de fundos na escadaria principal do centro comercial.

Estará disponível entre 11 e 15 de julho, sendo que no dia 16 as verbas conseguidas serão entregues ao museu.