Uma cidade pequenina com apenas 12 mil habitantes. No entanto, Punta del Este, no Uruguai, é, na sua essência, um lugar pensado para turistas. Considerado pela revista Forbes como o balneário mais luxuoso da América do Sul, Punta é um destino perfeito para os visitantes de países vizinhos e também um óptimo lugar para os portugueses desfrutarem as férias.

PUB.

O reduzido número de habitantes é já um indicativo de como Punta del Este não é uma cidade agitada, movimentada e de caos. É um lugar tranquilo, o sol está presente durante a maior parte do ano e o verão compõe as lindas paisagens de um lugar em que a natureza expressa toda a sua beleza.

Outra particularidade da cidade é o nome, um indicativo do local que ocupa na América Latina – “Ponta do Leste” fica no extremo Sul do Uruguai e está de frente para o Oceano Atlântico. Por isso mesmo, é um lugar de muitas praias, espaços abertos e vida em redor do mar. ​

“Punta é um lugar que tem uma identificação muito grande com os turistas. Uma cidade ideal para receber a família, com óptimas acomodações e muito entretenimento”, afirma Liliam Kechichián, atual ministra do Turismo e Desporto do Uruguai.

As praias, que são as melhores atrações de Punta, lembram um pouco as de Portugal. As águas não são quentes como em outros lugares da América, mas a organização e a limpeza impressionam os visitantes. Por exemplo, a Praia Mansa e a Praia Brava são as duas mais procuradas de Punta, muito grandes e com clubes noturnos que agitam a noite na cidade.

Aliás, quem a visitar precisa de saber que é uma cidade mais calma em todos os sentidos. O mercado, por exemplo, só abre ao final da manhã. Em época de verão, o sol decora o céu até às 20h e o anoitecer é animado com restaurantes e clubes, que ficam abertos até o dia clarear.

Não vale a pena visitar Punta e esperar grandes monumentos turísticos. É uma cidade em que não há muitos, o que a diferencia são as paisagens e a beleza natural bem pertinho do mar. O principal ponto turístico é o Monumento Los Dedos, erguido pelo chileno Mario Irarrázabal, em 1982. É um símbolo artístico no meio da Praia Brava e um excelente lugar para fotografar.

Los Dedos é um dos principais monumentos históricos da cidade do Uruguai.

Casapueblo também é outro ponto turístico muito procurado pelos visitantes na região. Antiga casa de verão do artista Carlos Páez Vilaró, a cidadela tem mais de 50 quartos e está localizada pertinho de Punta del Este, em Punta Ballena.

Agora, no entanto, não é o melhor momento para visitar Punta. No hemisfério Sul são tempos de frio, e a cidade perde um pouco do encanto nesta época do ano. Como se trata de um lugar quente e rico em movimento, os tempos mais agitados são entre dezembro a março.

Se procura uma viagem para Punta no fim do ano, o melhor é começar já a agendar hotel e planear o seu roteiro. Na época de verão, é uma cidade em que os preços são bem altos.

Entre as possibilidades de alojamento, um dos melhores lugares de Punta del Este é certamente o Conrad Hotel & Casino, classificado com cinco estrelas. Além de abrigar vários espetáculos, o sítio abriga anualmente um dos torneios mais importantes no calendário mundial de poker, o PokerStars Festival Uruguai. Com isso, além de todo luxo, é também um lugar com muita história no cenário desportivo uruguaio.

Não desespere se não conseguir reservas no Conrad ou no Punta del Este Resort & Spa, a cidade é famosa pelos resorts e hotéis, portanto há muitas opções de qualidade desde que faça reserva antecipada.

Se gosta de praias, um clima de verão forte e de aproveitar o melhor da cultura latina no que às festas diz respeito, então Punta del Este é o destino certo. Pensada para os turistas, é difícil arrepender-se de uma visita por lá.