Corpo são e mente sã no Prime Energize Hotel

Trabalhar a forma física, enquanto relaxa e desintoxica o organismo com uma alimentação saudável é a proposta deste hotel de quatro estrelas, em Monte Gordo, no Algarve. Alinha numa escapadinha cheia de energia?

Na Travel&Taste aceitámos o desafio de conhecer por dentro o conceito “Be active, Eat well, Sleep good” proposto pelo Prime Energize Hotel e rumámos a Monte Gordo para um dia e meio de experiências. O programa prometia muita atividade, mas também uma boa dose de relaxamento no Energize Spa, tudo complementado com as propostas gastronómicas do restaurante Fuel que assenta o seu menu num conjunto de receitas onde reinam os produtos típicos do Algarve – figo, amêndoa, alfarroba, batata doce, polvo ou atum, entre outros.

PUB.

Não sendo a atividade física uma das nossas prioridades na vida, ficámos até um pouco assustados com a possibilidade de termos que ganhar coragem, calçar os ténis e correr uns valentes quilómetros… seria morte quase certa. No entanto, podemos garantir que voltámos à redação cheios de energia e de vontade de continuar a acelerar em pequenas doses de caminhada diárias. A envolvente do hotel, entre o pinhal e a praia, ajuda a motivar e a fazer aquele ‘clique’ necessário para dar o primeiro passo em direção à boa forma.

Esta é a primeira unidade hoteleira do Grupo The Prime Corporate 100% dedicada a ao conceito de trabalhar o corpo e a mente através da atividade física. Inaugurado há cerca de um ano, mas em regime de soft opening até ao início do verão passado, o Prime Energize conta com 105 quartos e suites, com cinco tipologias diferentes (Standard, Júnior Suite, Suite, Prime, Prime Suite), sendo que cada uma tem um quarto com vista para o mar. Nos quartos Prime e nas suites, o visitante encontra um tapete de ioga, que serve de convite para se iniciar nesta atividade ou, caso já seja praticante, para aproveitar a varanda com vista mar, motivação mais do que suficiente. Os preços começam nos 75 euros por noite.

Prime Energize Hotel Monte Gordo

Os quartos estão disponíveis a partir de 75€ durante a época baixa. Foto: Divulgação

Atividade física para todos os gostos

Sendo um hotel onde o desporto tem papel de destaque, não podia faltar um ginásio que, apesar das dimensões modestas, é um mundo de aparelhos de treino, cheios de funcionalidades, e um Running Corner onde, através de uma app, tem ao dispor um conjunto de tracks de corrida para todos os gostos e níveis de dificuldade. Além desta oferta, também há aulas de grupo (no ginásio, na piscina ou no exterior do hotel) – ioga, pilates, aqua gym, cycling, corrida ou caminhada matinal, tudo incluído na tarifa da estadia.

Para quem prefira um acompanhamento mais personalizado, o Prime Energize dispõe de um personal trainer que prepara desde planos pessoais de trieno, programas detox ou de perda de peso, a boot camps para grupos ou equipas. No nosso caso, como o tempo era escasso e a forma física deixava um bocadinho a desejar, ficámo-nos pela caminhada e corrida matinal pelo pinhal, a acabar no areal da praia, a pouco mais de 400 metros do hotel. A atividade correu tão bem que precisámos de terminar a manhã no spa, a tirar partido da massagem relaxante com pedras quentes e frias. Obrigatório!

Os adeptos das bicicletas terão, em breve, um Bike Center (com oficina e bicicletas de montanha e elétricas), bem como trilhos que podem ser descarregados através da app disponível. O espaço está ainda preparado com infraestruturas e equipamentos projetados para apoiar estágios desportivos de alta performance nos mais variados desportos, como rugby, futebol ou atletismo, aproveitando a proximidade do Centro de Alto Rendimento de Vila Real de Santo António, a três quilómetros.

Prime Energize Hotel Monte Gordo

As varandas servem de inspiração para uma sessão de ioga logo pela manhã. Foto: Divulgação

Para dar umas braçadas ou para aproveitar o sol, o roof top é também de visita obrigatória. A vista mar e o sossego são o principal cartão de visita do espaço que, além da piscina, conta ainda com um pequeno bar de apoio. Quando o tempo ajuda há festas e sunsets musicais para animar os fins de tarde.

Um shot de relaxamento

No Prime Energize Hotel pode dizer-se que é difícil não relaxar. A envolvente exterior ajuda, com o mar a espreitar e o pinhal ali mesmo ao lado, mas no interior não há espaço para o stresse. Ficámos apenas um dia e meio mas podemos garantir que pareceu uma estadia muito maior, fazendo jus à missão a que o alojamento se propõe: ‘Be active, Eat well, Sleep good’.

No Energize Spa – onde passámos várias horas – tomámos uma espécie de shot de relaxamento combinando a massagem de 60 minutos com pedras quentes e frias, que nos deixou literalmente no céu, com uma passagem pela zona de bem-estar, entre sauna, banho turco, tanques de contraste (água gelada e água quente em alternância) e um mergulho na piscina interior.

É de salientar que todas as massagens são de assinatura, ou seja, criadas especificamente para o hotel, e utilizam cremes artesanais à base de produtos regionais como a laranja e os sais marinhos. Nas massagens de recuperação desportiva e modeladoras e nos tratamentos para o rosto são ainda usados super alimentos.

A alimentação saudável complementa a oferta deste hotel. No restaurante Fuel (conheça a nossa experiência) o passeio gastronómico faz-se através de uma ementa inspirada na alimentação saudável, tendo como base a dieta mediterrânica e os produtos locais, apostando nos ingredientes de cada época do ano. Para beber há sumos naturais, sumos detox, smoothies e batidos de frutas que vale mesmo a pena provar.


Prime Energize Hotel | Morada: Rua de Ceuta 4, Monte Gordo | + info