“O turismo é uma das áreas que necessita de um reforço de intervenção”, anunciou, esta sexta-feira, o presidente do Governo Vasco Cordeiro durante a apresentação da Agenda para o Relançamento Social e Económico da Região. Entre as propostas do Governo Regional dos Açores, está a isenção de pagamento de viagem de avião para o arquipélago para crianças até aos 12 anos, desde que acompanhadas por dois adultos com bilhete comprado.

PUB.

O pacote de 250 medidas, criado com base na “realidade” local, surge como resposta aos desafios trazidos pela pandemia, com o objetivo de recuperar a economia açoriana em várias vertentes. Para relançar o turismo, a região autónoma inscreveu seis propostas para “cativar segmentos de mercado médio e médio/alto, com maior poder de compra, e com faixas etárias que permitam estadias mais longas”.

Viagem gratuita aos Açores

Além da referida oferta de passagem aérea às crianças até aos 12 anos, que viagem com dois adultos pagantes e disponível para o mercado nacional e internacional, o Governo aplica a mesma estratégia a grupos séniores. A campanha “Viva Mais nos Açores” permite que numa viagem para a região de duas pessoas com mais de 65 anos, uma delas não pague o voo.

Destaque ainda para a possibilidade de visitar três ilhas do arquipélago “sem pagar a tarifa aérea inter-ilhas”, na condição de que os turistas, nacionais ou europeus, pernoitem um mínimo de duas noites em cada uma das ilhas. Para os viajantes que passem, pelo menos, seis noites na região, o Governo, em parceria com a Associação do Turismo dos Açores e com os operadores turísticos, oferece vouchers “Explora os Açores”. Estes vales de oferta permitem aceder a “diversas atividades turísticas, restauração e enologia” e estarão disponíveis para o mercado nacional, mas também para o europeu e internacional.

Um destino “seguro e sustentável”

Outro dos eixos prioritários da agenda regional para o relançamento económico é a promoção dos Açores como “destino turístico seguro e sustentável”. O arquipélago, recentemente reconhecido como um dos European Safest Destinations 2020 (Destinos Europeus Mais Seguros, em português), quer reforçar a comunicação interna e externa desta mensagem, mas também, entre outras medidas, oferecer “um kit de boas vindas, composto por máscara e desinfetante de mãos”, assim como um guia prático e informativo sobre as medidas de segurança a adotar.

O documento, agora em fase de consulta pública, pode ser analisado no site desenvolvido para o efeito.