​Após duas décadas à espera da criação de um espaço dedicado a um dos temas mais queridos à Lourinhã, a cidade prepara-se para abrir as portas do Dino Parque na próxima sexta-feira, dia 9. A cerimónia oficial de inauguração, que vai juntar representantes de várias instituições públicas, acontece na quinta-feira, pelas 14h30.

PUB.

É uma boa notícia para todos os amantes e curiosos da paleontologia que vão poder, já a partir do fim-de-semana, conhecer 120 modelos de várias espécies de dinossauros à escala real. Entre eles, os mais famosos – como o Triceratops, Iguanodon e, claro, o Tyrannosaurus Rex – mas também o Lourinhanosaurus e o Lourinhasaurus, dois ícones da cidade do Oeste.

O Lourinhasaurus será o maior modelo do parque temático, com 23 metros de altura, que habitava a Península no Jurássico Superior há cerca de 150 milhões de anos. É, também, a esta espécie que está associado um dos maiores achados da Lourinhã, o ninho de ovos de Paimogo, que contém vestígios de embriões, extremamente raros no mundo, e que permitiu um amplo reconhecimento científico internacional que apelidou a cidade como Capital dos Dinossauros.

Além da exposição permanente de fósseis, os visitantes vão poder conhecer os mais antigos habitantes do planeta no jardim, já considerado o maior museu ao ar livre de Portugal.

Os bilhetes vão custar 12,50 euros para adultos, 9,50 euros para as crianças e 5 euros para visitas escolares. Em declarações à Lusa, o diretor-geral Luís Rocha adianta que “já temos cerca de 15 mil reservas de escolas” e “duas mil pessoas” para o período de primavera e outono. Estão previstas três a quatro mil visitas por dia e “200 mil visitantes é a previsão para este ano”, conclui.


Dino Parque | Morada: Rua Vale dos Dinossauros 25, Lourinhã | + info