Bucólica, tem o rio por companhia e é por muitos considerada a mais retintamente minhota de todas as cidades portuguesas. Quem a visita fica maravilhado com a sua paisagem e também pelos seus monumentos.
Situada a vinte e três quilómetros de Viana do Castelo, Ponte de Lima é uma das mais belas cidades portuguesas que vale a pena explorar. Banhada pelo rio Lima, a ponte erguida sobre o mesmo deu-lhe o nome e tornou-se o seu exlibris. Com quinze arcos ogivais, tem traça romana mas construção medieval. Foi esta mesma ponte a grande responsável pelo desenvolvimento da cidade, por ela passava a via militar que ligava Braga a Tui.
Nas lutas pela independência de Portugal a margem esquerda foi povoada por ordens de D. Teresa, sendo-lhe outorgado o foral em 1125. Mais tarde, já no reinado de D. Pedro I, a vila seria ampliada e fortificada e a ponte, então degradada, reconstruída. No entanto, dessa primitiva cidadela restam apenas a Torre de São Paulo e a da Cadeia, além de um pequeno tramo de muralha entre as duas.
Rica em história, Ponte de Lima é também referência quando falamos de monumentos, por isso aconselhamos a que faça uma digressão pelo emaranhado do casco histórico. Comece pela bonita Igreja de Santo António, do século XV, e que alberga agora o Museu dos Terceiros de arte sacra.
Siga depois para o Largo Camões, onde se encontra o chafariz seiscentista exibindo as armas do burgo. Vá conhecer o belo Paços do Marquês, que funciona como Câmara Municipal. No Passeio 25 de Abril, paralelo ao rio, poderá admirar as torres de São Paulo e da Cadeia, seguindo depois pela Rua Cardeal Saraiva para conhecer a Igreja da Misericórdia, do século XVIII. Muito perto ergue-se a Igreja Matriz, que começou a ser construída em 1359 e foi concluída apenas em 1446, no reinado de D. Afonso V.
Continue a explorar Ponte de Lima até à Praça da República, onde será recebido pelo bonito pelourinho. Em cada recanto da cidade vai encontrar algo pitoresco para observar, como a estátua da Maria da Fonte ou as belas casas senhoriais, de que são exemplo a dos Barbosas Aranha, a de Nossa Senhora da Aurora ou a da Garrida.
Em termos de edifícios religiosos visite ainda a capela românico-gótica do Anjo da Guarda, a Igreja da Senhora da Lapa e a da Ordem Terceira de S. Francisco. Outro local de “romaria” é a Avenida dos Plátanos, local aprazível e muito disputado durante o verão, pois à sombra das suas árvores e com o rio como pano de fundo passam-se momentos muito aprazíveis.
Comer e beber
O Minho é famoso também pela riqueza da sua gastronomia e Ponte de Lima é um verdadeiro “santuário” para os amantes da boa mesa. Aqui poderá provar algumas das especialidades da região, como o famoso sarrabulho, os rojões à minhota, os enchidos e o bom arroz-doce ou o tradicional leite-creme. Tudo isto regado, claro está, com um bom vinho verde.
As Feiras Novas
Nos segundos fins de semana de setembro, Ponte de Lima enche-se de forasteiros e verdadeiras multidões reúnem-se para celebrarem as Feiras Novas, uma mistura de festa religiosa e folclórica. A música enche a cidade, o bulício é constante, a procissão sai à rua e os ranchos folclóricos dançam ao som de fanfarras e concertinas. Imperdível!