Hotel Rio Prado: o apelo da Terra

Aliar o conforto e a tecnologia às coisas da terra e à preocupação ambiental foi a principal motivação para o surgimento de um novo projeto em Óbidos, o hotel Rio do Prado.

Inaugurado em julho último, o hotel ecológico, que aposta em cerca de 50 medidas de sustentabilidade ambiental, tem atraído a curiosidade de vários tipos de visitantes.

PUB.

Situado junto à Lagoa de Óbidos, local privilegiado pela beleza natural e diversidade de fauna e flora, este hotel define-se como um «centro ecológico em permanente inovação e com uma forte dimensão educativa e cultural». Marta Garcia, mentora do novo local que partilha com o marido, Telmo Faria, já trabalhava no setor da hotelaria há anos, através de um negócio de família, também em Óbidos. Quando pensou em criar um novo empreendimento, sabia que queria um conceito completamente diferente de tudo o que existia na zona. Refere mesmo que este é um «projeto com alma» já que tudo foi pensado ao pormenor pela família, ao longo de quatro anos. Decoração, mobiliário, quase tudo foi feito especificamente para aquele local, com materiais reciclados, sobretudo madeiras que sobraram das obras. Até os filhos do casal ajudaram na iniciativa.

As quinze suites, independentes, são integradas na natureza – parte está debaixo da terra, uma medida para aproveitar a geotermia do local – os vidros são protegidos por portadas em paus de eucaliptos reutilizados, que filtram a luz e garantem a privacidade. Os quartos são open space, e variam entre os 45 e os 90 metros quadrados, dispondo de tecnologia como o wireless, TV e DVD. As lareiras são exteriores, onde à noite são feitos convívios, acompanhados de pão caseiro e chouriço assado.

Hotel Rio do Prado

Foto: Hotel Rio do Prado

Sustentabilidade acima de tudo

O novo empreendimento apoia-se sobretudo na sustentabilidade, suportadas por cerca de 50 medidas ecológicas, em sete eixos: energia, água, resíduos, mobilidade, sensibilização ambiental, eco-design e agricultura de baixo carbono.

Por exemplo, as águas dos banhos são aproveitadas, através de uma ETAR e reutilizadas nos autoclismos; a iluminação interior e exterior recorre à tecnologia LED; existe um sistema de separação de resíduos, adubação verde e vermicompostagem, entre tantas outras medidas. No que diz respeito à sensibilização ambiental, o Rio do Prado mede a pegada carbónica dos clientes e disponibiliza essa informação num Ipad presente em cada suite.

A arrancar está ainda o Eco-Lab, local de partilha de conhecimentos em eco-design e criatividade, através de produtos da terra.

Este empreendimento dispõe ainda de um pequeno SPA, com duas piscinas exteriores, sauna, banho turno e massagens, e de um restaurante, Maria Batata, que estabelece o seu menu ao sabor dos produtos da época, criados na horta do hotel, ao abrigo dos conceitos biológicos. A arrancar está ainda o Eco-Lab, local de partilha de conhecimentos em eco-design e criatividade, através de produtos da terra. O Rio do Prado oferece ainda aos seus visitantes diversas experiências relacionadas com a beleza do local onde está instalado, como experiências na água, observação de pássaros, experiências na horta biológica e até na cozinha, colocando as mãos na massa e fazendo pão caseiro no forno a lenha. O visitante aproveita, assim, o que de melhor a Lagoa de Óbidos tem para oferecer.


Hotel Rio Prado | Morada: Rua das Poças, Arelho (Lagoa de Óbidos), Óbidos | + info