Amesterdão, Barcelona, Londres, Paris, Roma e Veneza são as cidades que ficaram atrás de Lisboa na corrida pelo ‘óscar’ de Melhor Destino Citadino da Europa na última edição dos World Travel Awards. A cerimónia, realizada em Atenas, entregou a Portugal um conjunto de 36 prémios de turismo.
Esta é a primeira vez que a capital portuguesa conquistou o galardão, juntando-se a várias distinções acumuladas ao longo dos últimos anos e que têm permitido chamar mais turistas até território nacional. Esse território, aliás, venceu pelo segundo ano consecutivo o título de Melhor Destino Europeu, feito que “prova que Portugal continua no top das preferências dos turistas internacionais”, frisa Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo.
Na corrida pelo prémio estavam Áustria, Inglaterra, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Noruega, Espanha, Suécia, Suíça e Turquia.
Lisboa, para além de ter sido eleita a melhor cidade europeia para turismo, voltou a ser agraciada com o prémio de Melhor Porto de Cruzeiros. No último ano, foram mais de 500 mil os passageiros de cruzeiros que passaram pela capital, existindo expectativa para que o número continue a aumentar, refere o Turismo de Lisboa.
Entre os restantes galardões conquistados pelo país, destaque para a Madeira que foi considerada o Melhor Destino Insular da Europa e ainda para os Passadiços do Paiva – onde será instalada uma ponte transparente suspensa –, vencedores do prémio para Melhor Destino Europeu de Aventura e Melhor Projeto de Desenvolvimento.
Como é habitual, os World Travel Awards realizam-se anualmente desde 1993, sendo considerada a mais importante competição internacional do setor do turismo. As votações decorreram online ao longo dos últimos meses, colocando todos os viajantes a votar nos seus destinos favoritos.