Do alto da encosta, sobranceira à vila de Óbidos, espreita, há 800 anos, o seu castelo altaneiro. Morada de reis e rainhas, esconde por entre as suas paredes, histórias, segredos bem guardados, mitos e lendas. Transformado em Pousada de Portugal há 66 anos, o mesmo espaço é um marco incontornável na visita à pitoresca localidade.

PUB.

Até há três anos, os nove quartos que compunham a Pousada do Castelo, tentavam dar resposta à procura daqueles que anseiam por descansar num leito real, e por viverem o sonho de ser reis por alguns dias. Em 2014, a Casa da Alcáçova, paredes meias com o castelo, veio acrescentar 8 novos aposentos a que agora, em 2017, se juntam mais dois quartos.

Contudo, como explica Luís Castanheira Lopes, presidente do Grupo Pestana Pousadas, e porque a procura continua a crescer na vila, a marca irá avançar com a reabilitação de dois espaços dentro das muralhas que darão origem à nova Pousada da Vila de Óbidos.

Composta por dois núcleos – o antigo Hospital da Misericórdia de Óbidos, que contará com 17 quartos, e a antiga Estalagem do Lidador, a primeira pousada ‘original’ do país, que albergará 11 quartos -, o novo alojamento complementará a oferta da Pousada do Castelo, com a qual partilhará espaços e serviços.

A abertura do núcleo 1 – o antigo hospital – está prevista para abril do próximo ano, com a inauguração da segunda parte do projeto apontada para dezembro de 2018. Do novo projeto resultarão 15 novos postos de trabalho.

Assim, se ainda não tornou realidade o sonho de dormir como um rei aproveite para dar um salto até Óbidos e para ficar a conhecer algumas das histórias de príncipes e de princesas que a vila guarda.