Há um ano, em agosto de 2016, o parque florestal de Tianmenshan, em Zhangjiajie, China, inaugurava a maior ponte de vidro do mundo – são 393 metros de comprimento e 360 metros de altura, valores que bateram os recordes mundiais. Se andar numa ponte deste género parecia uma experiência inacessível à maioria dos portugueses, respire de alívio porque o Arouca Geopark vai ganhar uma semelhante já em 2018.
A notícia foi avançada esta sexta-feira pela SIC, que revela os planos da Câmara Municipal de Arouca e do parque natural para a construção de uma ponte transparente suspensa a 150 metros de altura. A obra, que deverá arrancar em outubro e ficar pronta até ao próximo verão, foi entregue a uma empresa portuguesa numa adjudicação no valor de 1,7 milhões de euros.
Esta é um passo importante para o parque que ostenta os Passadiços do Paiva, inaugurados em 2015, que quer reforçar a aposta no Turismo de Natureza, um nicho cada vez maior no setor.
A ponte, que terá 480 metros de comprimento, terá um efeito transparente, mas não será construída em vidro. Serão malhas metálicas altamente resistentes que assegurarão a segurança dos turistas – além disso, a construção estará equipada com um sistema de medição do vento para bloquear o acesso à ponte em caso de ventanias muito fortes.
O objetivo com esta nova atração não é apenas criar uma experiência diferente aos visitantes, mas também fazer a ligação entre os passadiços e a Cascata das Aguieiras, assim como à aldeia da Alvarenga.
Recorde-se que o Arouca Geopark encontra-se num território reconhecido pela UNESCO como Património Geológico da Humanidade, que pode ser visitado e percorrido de várias formas.