Novo ano, novas listas de destinos a visitar ao longo dos próximos 12 meses que agora arrancam. A Wine Enthusiast, reconhecida como uma das mais importantes revistas de vinho do mundo, criou um roteiro com os “10 Melhores Destinos Vínicos de 2019” e a Região de Lisboa é uma das sugestões dadas pela publicação norte-americana.
O artigo começa por elogiar a “diversidade vínica” que é possível encontrar em todo o território português, recordando, também, como Lisboa passou de cidade quase anónima a destino turístico popular. “Até recentemente, era uma das últimas grandes regiões ainda não descobertas da Europa, mas as suas fachadas dignas de serem fotografadas, as vistas para o mar, as extensas vinhas e a icónica Torre de Belém são agora retratadas com destaque nos canais de media social”, lê-se ao longo do primeiro parágrafo do texto.
Sobre a viagem sensorial que recomenda aos apreciadores de vinho, a Wine Enthusiast explica que os nove selos de Denominação de Origem Controlada (DOC) que se encontram na região devem-se, essencialmente, a “uma miríade de solos, microclimas e topografias” que enriquem a diversidade de castas e estilos.
A publicação dá ainda destaque aos vinhos de Colares, local marcado pela “costa salgada e varrida pelo vento”, onde é possível provar grandes exemplares de Malvasia de Colares ou de Ramisco. A viagem continua até Óbidos, zona “frígida e fria” que se distingue pelos espumantes, enquanto que em Alenquer são produzidos “tintos robustos e encorpados de clássicos portugueses como a Touriga Nacional e a Tinta Roriz”.
Todas as semanas, vamos enviar-lhe as melhores sugestões de eventos, restaurantes e viagens.
Além de recomendar a visita às diferentes sub-regiões, a revista sugere também que os leitores visitem alguns dos produtores – a Quinta do Monte d’Oiro (recorde a reportagem), Quinta do Pinto, Quinta da Chocapalha, Casa Santos Lima, Quinta da Romeira, Casal de Santa Maria, Adega Viúva Gomes ou a Adega Regional de Colares.
E como um bom vinho merece uma refeição de qualidade, o artigo dá destaque a locais mais turísticos, como o Mercado da Ribeira, a LX Factory ou a Conserveira de Lisboa, mas também a locais emblemáticos da gastronomia, caso da Cervejaria Ramiro (onde os pregos são, depois do marisco, um dos motivos de sucesso). Para um jantar mais requintado, as sugestões passam pelo Belcanto, de José Avillez (que acaba de comprar um icónico restaurante portuense), Loco, de Alexandre Silva, Eleven, de Joachim Koerper, ou o Alma, de Henrique Sá Pessoa.
A Wine Enthusiast termina o artigo com algumas sugestões de lazer, que incluem uma passagem por Sintra e Carcavelos, assim como hotéis onde ficar. No campo do descanso, especial destaque para a inclusão do Areias do Seixo, que recentemente foi eleito como um dos melhores hotéis do mundo.
Além de Lisboa, a lista dos “10 Melhores Destinos Vínicos de 2019” inclui Tasmania (Austrália), Temecula Valley (Califórnia, EUA), Thessaloniki (Grécia), Maipo Valley (Chile), Beaujolais (França), Lake Garda (Itália), Seattle (Washington, EUA), Lavaux (Suíça) e Banguecoque (Tailândia). Pode ler o artigo na íntegra aqui.