Pela beleza da paisagem natural da região e da Serra da Arrábida, as praias setubalenses – uma delas é, aliás, considerada a mais bonita da Europa – são cada vez mais procuradas pelos veraneantes, provocando situações de engarrafamento nos acessos às zonas balneares e uma grande dor de cabeça para quem precisa de estacionar. Para resolver o problema, a Câmara Municipal de Setúbal aprovou, esta quarta-feira, o novo Regulamento Específico de Zonas de Estacionamento Controlado na Praia da Figueirinha.
A aprovação do documento surge depois da primeira versão ter sido submetida a 18 de abril, que foi complementada com “os contributos considerados pertinentes” durante o período de consulta de 30 dias. Uma dessas alterações prende-se com a “anulação do lugar de parqueamento privativo durante a época balnear”, cujo valor tinha sido fixado nos 500 euros.
O estacionamento será, assim, cobrado através de parquímetro nas duas zonas criadas para o efeito – uma com 40 lugares e outra com 237 – entre as 09h e as 19h até 30 de setembro. Nos dias úteis, em junho, “a fração quarto-horária é de 10 cêntimos, atingindo os 2 euros por cinco horas de utilização e os 3 no limite das onze horas”, enquanto que aos sábados, domingos e feriados a fração sobe para os 15 cêntimos, sendo que as onze horas custam 5 euros. Excecionalmente, durante este mês de junho não será cobrada qualquer tarifa.
Na época alta, em julho e agosto, a fração atinge os 20 cêntimos, as cinco horas chegam aos 4 euros e o limite das onze horas atinge os 6,50 euros durante os dias úteis. Aos fins de semana e feriados, a fração custa 25 cêntimos, as cinco horas ficam por 5 euros e o tempo máximo de estacionamento fica em 8 euros.
Vale a pena recordar que, em abril, a autarca Maria das Dores Meira anunciou o encerramento ao trânsito dos acessos às praias da Arrábida entre a Praia da Figueirinha e o Creiro. Até à Figueirinha é possível ir de automóvel, mas para continuar caminho será necessário apanhar um shuttle gratuito com partidas a cada 30 minutos para Galapos/Galapinhos e Creiro/Portinho da Arrábida.