Esta é, sem dúvida, uma forma diferente de fazer turismo. Relaxante e capaz de explorar locais de difícil acesso por outros meios, mas também uma boa maneira de passar o dia rodeado pela natureza, património histórico e cultural.
Confortavelmente sentados no dorso de um cavalo – de raça lusitana, como não poderia deixar de ser – o turismo equestre em horseback é uma das muitas propostas do Centro Equestre do Vale do Lima, em Ponte de Lima.
Tirando partido da envolvente em que se encontra, o Centro Equestre propõe, para já, dois itinerários para desfrutar a cavalo. O primeiro “Ecovias pelo Rio Lima” (nível de dificuldade: médio), com a duração de 5 dias (4 noites), inclui uma viagem pela área protegida das lagoas de S. Pedro d’Arcos e Bertiandos, com percurso feito em ecovias, sempre junto a afluentes e ao Rio Lima, com posterior chegada a Ponte de Lima pela secular ponte romana.
O programa inclui ainda passeios pelas margens do rio até outras vilas como, por exemplo, Ponte da Barca, entre outros percursos onde os participantes poderão desfrutar da paisagem natural, mas também visitar património histórico e degustar a boa comida e vinho da região. O alojamento é feito em casas de turismo rural ou hotel.
Um segundo programa – “Serra D’Arga” – propõe uma viagem de 8 dias (7 noites), com um nível de dificuldade médio/alto. Neste caso, os passeios concentram-se mais nas serras circundantes da vila de Ponte de Lima, explorando trilhos distintos e desfrutando das paisagens e vista sobre o rio. Também neste caso, os participantes terão a oportunidade de conhecer um conjunto de património histórico e cultural, bem como a gastronomia e vinhos da região, das quais poderão desfrutar durante piqueniques na serra.
Para quem não domina a arte de montar a cavalo, o Centro Equestre do Vale do Lima disponibiliza aulas aulas de equitação ou, em alternativa, passeios de charrete.