Inaugurado em 2008 aquando das comemorações do Bicentenário da Batalha do Vimeiro, o Centro de Interpretação procura homenagear a batalha travada a 21 de agosto de 1808 dentro das Guerras Peninsulares.
Situado na freguesia do Vimeiro, no concelho da Lourinhã, junto ao Monumento Comemorativo do Primeiro Centenário (classificado como Imóvel de Interesse Público), este centro interpretativo engenhosamente desenhado recebe os seus visitantes com uma parede de vidro transparente. Através dela, contempla-se o campo de batalha pela perspetiva do exército anglo-luso liderado por Wellesley, que vingou face à Primeira Invasão francesa do exército napoleónico chefiado por Junot.
O centro reparte-se por áreas expositivas, organizadas em salas temáticas, com conteúdos pré e pós guerra. Nestas divisões o visitante pode observar, entre outros, elementos referentes à organização, ao armamento e ao fardamento dos exércitos. Junto às antiguidades, deparamo-nos com descrições de voz para ouvir com recurso a auscultadores, painéis interativos com editais para consulta, ou até mesmo vídeos de recriações da batalha. Adquire, assim, uma dimensão moderna com um toque de interatividade, porém sempre fiel à componente histórica.
É possível optar por uma visita orientada ao espaço guiada por Ana Bento, com a hipótese de demonstração do uso de utensílios e diálogos acerca de curiosidades deste período. Apresenta salas montadas de forma intuitiva para que delas possa haver uma exploração livre. O local é ainda constituído por uma biblioteca, um auditório, uma cafetaria e uma loja de turismo.

Foto: Christopher Alves/Travel&Taste
O uso de topónimos alusivos à época – como, por exemplo, a Lagoa de Sangue – espelham a influência desta batalha numa região que se esforça por criar uma forte articulação com a comunidade, uma vez que parte do espólio foi doado por entusiastas. Uma das peças doadas, encontradas no campo de batalha, destaca-se uma mensagem inscrita onde se lê em latim nec aspera terrent, que em português significa “nada nos detém”. Uma mensagem que sumaria o espírito vivido na época.
Da mesma forma que este terreno defendeu em tempos as forças portuguesas, o centro de interpretação exibe o desejo de salvaguardar as memórias deste acontecimento, que, tal como recorda o vice-presidente da Câmara Municipal da Lourinhã Fernando Oliveira, foi uma “batalha decisiva para a independência de Portugal”.
Clique nas imagens abaixo para ver a galeria fotográfica.
Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro | Morada: Rua do Monumento 17, Lourinhã | Horário: 10h às 17h30 (ter. a sáb.) | Entrada livre | + info