Liberdade para percorrer o país e o mundo com a casa às costas é uma das grandes vantagens para quem tem uma autocaravana. Contudo, ao longo do ano os proprietários tendem a guardar o veículo que só é utilizado em período de férias. Para ajudá-los a ter um rendimento mensal extra, a Indie Campers anunciou a criação de uma nova plataforma de aluguer entre particulares.

PUB.

As inscrições para proprietários de autocaravanas estão abertas desde sexta-feira, que podem registar o seu veículo e iniciar a atividade até ao final do ano, caso sejam aceites pela empresa. No fundo, este novo mercado digital funcionará como o Airbnb, só que neste caso as casas têm rodas.

Como funciona o aluguer de autocaravana?

De acordo com a Indie Campers, os donos de veículos recreativos podem lucrar até uma média de 22 mil euros por ano, dependendo das características da autocaravana, do período em que está disponível para aluguer e do local em que se encontra. A ideia, explica Hugo Oliveira, é simplificar “o processo de aluguer a particulares de uma forma única no setor”. “Mais do que um mercado online normal, fornecemos a opção de gerir na totalidade o processo de aluguer dos proprietários particulares, desde a preparação do veículo, até ao atendimento ao cliente final e armazenamento da autocaravana em qualquer uma das nossas instalações na Europa”, detalha o CEO da empresa.

Em termos de segurança, nada há a temer. A plataforma está a trabalhar com seguradoras em todo o continente para garantir diferentes opções de seguro para as autocaravanas em regime de aluguer. Por outro lado, a equipa da Indie Campers ajuda os proprietários a definir o preço ideal com base na procura existente.

Desta forma, a empresa portuguesa, criada por dois amigos em 2013 e presente em 15 países europeus, aumentará significativamente a sua frota de veículos que conta com 1200 autocaravanas em toda a Europa. “A nossa plataforma irá funcionar como um mercado online integrado”, explica Hugo Oliveira, já que permitirá aos utilizadores alugar um veículo a proprietários particulares, profissionais ou ainda um modelo da nossa extensa frota disponível”.