No âmbito do seu programa de sustentabilidade “Planet Guest”, o Pestana Hotel Group (PHG) introduziu seis medidas com vista à redução do uso de objetos de plástico pelos seus clientes, nas mais de 90 unidades do grupo em Portugal e no estrangeiro. Com esta política, o PHG prevê a redução de 50% de plástico não reutilizável até 2020, o que se traduz em menos oito milhões destes objetos.
Uma das iniciativas corresponde à eliminação das palhinhas de plástico e a introdução de uma opção ecológica, em papel, estando aquelas disponíveis, apenas após pedido. Esta medida permite a redução de mais de 1,5 milhões de palhinhas de plástico por ano e já está a ser adotada com sucesso nos hotéis de Lisboa, Cascais, Sintra, Buenos Aires e Rio de Janeiro.
Outra medida respeita à substituição de copos de plástico descartável, por copos reutilizáveis ou de papel, prevendo-se uma redução de 5 milhões de unidades por ano.
Nas áreas de alojamento estão a ser implementadas duas medidas adicionais, concretamente a colocação nas casas de banho de dispensadores de sabonete líquido, gel duche e champô em vez de pequenos frascos, de forma a reduzir substancialmente o plástico utilizado. Terá ainda lugar em todos os hotéis a substituição de esferográficas por lápis, seguindo o exemplo que já se verifica nas Pousadas de Portugal.
Finalmente, serão desenvolvidas ações de sensibilização aos clientes no sentido de devolverem sempre as chaves dos quartos e serão desenvolvidas soluções que permitam a abertura digital das portas em vez dos atuais cartões de plástico.
Recorde-se que na Administração Pública está, desde finais de outubro passado, proibida a utilização de utensílios de plástico não reutilizável, seguindo as orientações do Parlamento Europeu que aprovou a proibição em todos os Estados-membros a partir de 2021. Também o município de Lisboa confirmou a intenção de interditar a venda de bebidas em copos de plástico já a partir do início do próximo ano.