O Pestana Amsterdam Riverside Hotel & National Monument é o mais recente hotel de cinco estrelas do grupo hoteleiro português e abre portas a 15 de janeiro na capital holandesa. Trata-se da primeira unidade Collection Hotels fora de Portugal e resulta de um investimento de 40 milhões de euros.
Membro da prestigiada Preferred Hotels & Resorts Luxury Collection, o hotel está edificado num Monumento Nacional, que serviu outrora como Câmara Municipal de New Amstel e foi posteriormente Arquivo da cidade de Amesterdão. Em plena margem do rio Amstel e a poucos minutos a pé do centro, o icónico edifício de estilo neorrenascentista é uma atração incontornável do seu bairro, considerado o “Quartier Latin” da capital holandesa.
Adquirido em 2014, o edifício foi totalmente renovado, preservando-se todos os elementos históricos e recriando um ambiente confortável, luxuoso e acolhedor. Mantiveram-se os tetos altos com os feixes originais, bem como as janelas originais do edifício.
A unidade conta com 154 quartos e apartamentos de ambientes distintos, onde se destacam as duas suites da famosa Torre do Relógio e a extraordinária suite presidencial, localizadas no núcleo histórico do hotel. Os interiores ficaram a cargo do Studio Linse, do conceituado designer Paul Linse, responsável por projetos icónicos como é o caso do restaurante do famoso Rijks Museum.
A unidade tem o seu próprio bar e restaurante – ARC., com supervisão do chef holandês Peter Lute, célebre em nome próprio e pela sua participação no Masterchef Holanda. As instalações incluem, ainda, um wellness center com piscina interior, sauna, banho turco e ginásio.