Hoje é dia de jogo entre as seleções de Portugal e da Croácia no Euro 2016, a partida que decide quem continua na corrida ao título de campeão da Europa. É, também, dia de muitas unhas roídas, maços de tabaco que se fumam em 90 minutos e azia garantida para uma das equipas. Para diminuir os efeitos de uma eventual derrota (vamos pensar positivo na mesma), a Travel&Taste foi procurar pontos que unem os dois países quando é hora de comer e beber. Vamos a isso?
Em país costeiro, peixe que não acaba
A Croácia, tal como Portugal, é um país mediterrânico, o que inevitavelmente cria semelhanças no que à cultura gastronómica diz respeito. Uma das parecenças é o gosto pelos produtos do mar e do rio – os croatas são adeptos de peixe e nas suas águas encontram truta, atum, robalo ou dourada, uma ementa familiar aos portugueses.
Embora tenhamos, indubitavelmente, uma gastronomia mais rica e complexa, a verdade é que no país rival – pelo menos por hoje – também não se come nada mal. Na baía de Kvarner, por exemplo, os grandes camarões saborosos são famosos e servem de cartão de visita para os turistas.
Na região de Eslavónia, na parte oriental do país, há pratos tradicionais como Grah Čobanac, um ensopado de carne e especiarias que pode incluir porco, vaca e borrego; ou Pljukanci, uma massa enrolada à mão que pode ser coberta com molho e trufas, uma iguaria muito apreciada na Croácia.
Vinho e azeite
Ainda na parte oriental do país, conhecida pelos solos férteis, encontram-se várias zonas de vinha e adegas que produzem variedades de branco que os croatas gostam de mostrar a quem os visita.
As oliveiras centenárias e o azeite que daí resulta (notas de amargo e picante) é outro motivo de orgulho para a Croácia, assim como é um ponto de união com Portugal. O convite aos turistas para molhar o pão no azeite é comum e uma boa forma de nos entendermos à mesa.
À hora de fecho deste artigo, o resultado final do jogo entre Portugal e Croácia ainda não era conhecido, mas certamente que um copo de bom vinho português ou croata vai bem no final – seja para comemorar ou afogar as mágoas. Força Portugal!