O ritual é quase sagrado no final de cada ano: às 12 badaladas, as 12 passas simbolizam os desejos por realizar no novo calendário. Entre mais dinheiro na conta bancária, melhor qualidade de vida e boas perspetivas de emprego, a facilidade em viajar será, certamente, uma das ambições mais declaradas durante a passagem do ano. Neste campo, tudo indica que pode esperar o início das viagens low cost entre a Europa e os EUA.
Pode começar já a lançar foguetes porque a Norwegian, companhia aérea low-cost da Noroega, anunciou que irá ligar o velho continente ao novo mundo com passagens a partir de 65 euros. Isto significa que, a partir de junho deste ano, os viajantes poderão levantar voo do Aeroporto de Edimburgo, na Escócia, em direção ao Aeroporto de Newark, em Nova Iorque, a preço de saldo.
Segundo a empresa, estas viagens serão possíveis graças aos novos aviões Boeing utilizados, “muito eficientes em termos de combustível”, explicou Bjorn Kjos, presidente executivo da Norwegian. Os motores mais modernos e económicos são, segundo o responsável, capazes de percorrer distâncias maiores, o que permitirá cortar no preço cobrado aos clientes.
Revolução do setor aeronáutico já arrancou
Ainda que o mercado das empresas de aviação low-cost tenha permitido a milhões de pessoas deslocarem-se, de forma económica, por toda a Europa e alargar horizontes, a inauguração de viagens baratas até aos EUA irá, sem sombra de dúvidas, dar novo sentido à expressão “aldeia global”.
Se é verdade que atualmente todos nós, com acesso à Internet, podemos “viajar” para qualquer ponto do globo ou conhecer pessoas de outros países através de um clique, é também verdade que passaremos agora a poder conhecer algumas dessas pessoas ao vivo e a cores. Circular entre Lisboa e Nova Iorque poderá vir a tornar-se uma banalidade, no sentido em que será fácil e acessível à maioria das pessoas.
A Norwegian, que é atualmente a única empresa com voos intercontinentais a partir de 199 euros, anunciou as novidades depois de, em dezembro, a IAG (dona da British Airways, Iberia, Vueling e Aer Lingus) revelar a intenção de ligar Barcelona ao ao mundo com preços baixos. São Francisco, Los Angeles, Buenos Aires, Santiago do Chile, Havana ou Tóquio são, para já, os destinos previstos a partir de junho.
Pode começar já a fazer as malas e a preparar os percursos porque em breve tudo o que precisará de ter para atravessar o Atlântico será vontade.