Estas são as perguntas mais frequentes na altura de marcar as próximas férias, seja em que altura do ano for, mas nem sempre é fácil chegar à formula mágica que permite poupar na altura de reservar viagem. Segundo o Estudo Anual de Voos, produzido pela momondo, é possível gastar menos 34% se seguir alguns passos simples.

PUB.

Para chegar a estas conclusões, o site de viagens analisou cerca de “100 milhões de tarifas”, o que permitiu perceber, por exemplo, que os melhores preços são conseguidos com reservas com 60 dias de antecedência. Não é propriamente uma novidade, pelo menos para os viajantes mais atentos aos truques e dicas espalhados por essa Internet fora. Mas não se fica por aqui.

Qual será, então, o melhor dia para comprar uma passagem aérea? O estudo refere que “as terças-feiras são o dia mais barato para voar”, permitindo uma poupança de 11% em relação a um sábado, o dia da semana considerado mais caro. Por outro lado, convém ter em atenção se deve reservar durante a manhã, a tarde ou a noite – a mesma publicação refere que é nestas últimas duas que se encontram os melhores preços.

Já sabemos que devemos comprar viagens à terça, de tarde ou à noite, e com pelo menos 60 dias de antecedência. Mas que dias escolher para realizar os voos? Segundo o levantamento da momondo, “o melhor momento para viajar varia de acordo com o destino final”, ainda que as quintas e sextas-feiras sejam os dias apontados como ideais para quem faz férias na Europa. Em contrapartida, se quiser uma escapadinha de Inverno para a Ásia, deve optar por voos matinais – é a exceção à regra que olha para os voos noturnos como a opção mais barata.

E para não dizer que não somos seus amigos, fica a página onde consegue encontrar as melhores alturas para reservar e viajar viagem conforme o destino que escolher.

O Estudo Anual de Voos analisou mais de 100 milhões de tarifas, em 1704 rotas, entre o período de 6 de agosto de 2016 a 7 de agosto de 2017 com base nas pesquisas efetuadas na momondo.