Esta é a notícia ideal para qualquer fã de Itália. Na ilha da Sicília, que goza de autonomia em relação ao resto do país, há uma cidade que grita por novos habitantes e em troca oferece casas gratuitas. Como? É simples, basta querer mudar-se para Gangi e recuperar um dos edifícios em risco de derrocada.
“Muda de vida se tu não vives satisfeito”. A frase foi eternizada por António Variações, homem com aventura no sangue e vontade de concretizar sonhos, e pode muito bem aplicar-se ao seu futuro. O futuro, esse, pode começar em Gangi – uma cidade com apenas sete mil habitantes -, que reúne vários (e bons) argumentos para o conquistar: gastronomia de comer e chorar por mais, vinho de qualidade, paisagens de cortar a respiração e história abundante em cada cantinho.
Se mesmo assim ainda não está convencido, saiba quais são as condições do governo, que pretende repovoar a cidade. É obrigatório preservar o aspeto característico dos edifícios (muitos deles remontam ao período da Idade Média), apresentar um projeto de requalificação no prazo de um ano após a “compra” da casa e mudar-se, de malas e bagagens, para a cidade. Além disso, terá de entregar uma caução de cinco mil euros ao governo, que será devolvida logo após o final das obras.
A Sicília, ilha plantada em pleno Mar Mediterrâneo, é dona de uma história sexy que envolve máfia e que relembra Marlon Brando na saga mais famosa do cinema. Além disso, há arte e vestígios históricos que conquistam e alimentam a alma de qualquer viajante. São razões suficientes?