A Tailândia sabe que a galinha dos ovos de ouro é o turismo e tem mostrado, ao longo dos últimos anos, que sabe cuidar bem dela. Depois de já ter encerrado temporariamente alguns parques naturais do país, é a vez de experiementar a proibição de fumar nas praias.

PUB.

​Para já, a medida é apenas temporária e experimental: as 24 praias de 15 províncias vão estar livres de tabaco entre 1 de novembro e 31 de janeiro de 2018. O objetivo desta decisão do governo é proteger o ambiente, garantindo um turismo sustentável em época alta.

A adoção destas medidas de proibição de fumar prende-se com o facto de as praias estarem a acumular milhares de beatas, bem como outros resíduos, o que se traduz num problema grave para a saúde pública e meio ambiente.

A Tailândia faz parte do “World Health Organisation Framework Convention on Tobacco Control” desde 27 de fevereiro de 2005, e tem vindo a aplicar restrições ao consumo de tabaco em espaços públicos fechados, locais de trabalho e transportes públicos, promovendo um ar puro e saudável em ambiente de não fumadores.

​As praias que adotaram as novas medidas contra o consumo de tabaco estão assinaladas com placas e são supervisionadas por elementos dos departamentos de recursos marinhos e costeiros que prestam esclarecimentos sobre as medidas em curso. Haverá, no entanto, áreas específicas para fumadores com recipientes para beatas.

A partir de 1 de fevereiro de 2018 as novas medidas terão efeito pleno. Em caso de incumprimento os infratores ficam sujeitos a pena máxima de prisão de um ano e/ou uma multa no valor de 100.000,00 Bahts (cerca de 2.600 euros).