Óbidos é uma vila literária. O objetivo de envolver as pessoas e o património neste processo de desenvolvimento de um território criativo, em que a literatura se torna uma alavanca de desenvolvimento económico e social, fizeram deste sonho algo ainda maior. Depois do FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, que decorreu em outubro, Óbidos é nomeada Cidade Criativa da Literatura, pela UNESCO.
O projeto Óbidos Vila Literária é uma estratégia de desenvolvimento sustentável e criativo do território e permite demonstrar que é possível considerar agendas alternativas de desenvolvimento cultural em cooperação direta com a economia e até a reabilitação urbana. Foram abertas 11 livrarias dentro da vila e outras pelo território, em edifícios degradados ou inutilizados, transformando em livrarias, por exemplo, uma igreja (Livraria de Santiago), uma adega (Livraria da Adega), um mercado (Livraria do Mercado).
A candidatura baseou-se neste projeto e também na certeza que o futuro deve ser um desafio de renovação permanente, com bases sólidas de uma vila habitada pela literatura e capaz de desafiar os métodos tradicionais de desenvolvimento territorial e económico. Óbidos integra agora uma rede de outras cidades literárias, com quem poderá partilhar a sua experiência e receber os seus contributos, que poderão ser de grande valor para um desenvolvimento mais rápido e um crescimento mais forte do projeto Óbidos Vila Literária.