Depois das recentes mudanças políticas nos Estados Unidos da América notícias sobre um crescente controlo na atribuição de vistos não são surpreendentes. Atualmente, se planear viajar para os EUA convém ter cuidado com o que publica nas redes sociais porque esse é um dos parâmetros de análise das autoridades norte-americanas.

PUB.

A nova política foi aprovada pelo Departamento de Segurança Nacional do país em dezembro, que agora exige aos seus visitantes a indicação do nome de utilizador em sites como o Facebook ou Twitter. O ESTA, sistema utilizado para obter autorização de viagem, aplica-se a cerca de 38 países, entre eles Portugal.

Embora a medida tenha sido contestada pela Internet Association por chocar com a liberdade de expressão, recentemente o Secretário da Segurança Interna, John Kelly, defendeu o acesso às redes sociais dos visitantes. “Queremos ter a possibilidade de consultar as redes sociais, com as palavra-passe”, disse o responsável na Câmara dos Representantes.

“Se quiserem verdadeiramente vir para a América, vão cooperar. Senão [venha o] próximo”, acrescentou. Ainda não foi tomada uma decisão oficial sobre esta última alteração aos meios de controlo fronteiriço, mas a administração de Trump garante que poderá vir a ser aplicada, mesmo que isso implique uma maior demora na aprovação dos vistos.