Se costuma viajar com a Ryanair, temos más notícias para si: a partir de novembro, a mala com até 10 quilos que podia levar consigo sem pagar mais vai passar a custar 8 euros. A novidade acaba de ser anunciada pela empresa irlandesa, que alterou, novamente, a sua política de bagagem, um ano depois de ter reduzido o preço para malas até 25 quilos.

PUB.

As novidades criadas em setembro de 2017 tinham como objetivo responder às situações de atraso dos voos, que, segundo a empresa, tinham origem no excesso de bagagem de cabine transportada pelos passageiros. A empresa decidiu, então, criar o suplemento Embarque Prioritário – uma solução que permite, por mais 6 euros, entrar na aeronave primeiro do que os restantes passageiros e levar dois volumes no avião (uma mala até 10 quilos e um item pessoal).

Agora, para além dessa possibilidade, que se mantém, os viajantes passam a ter que pagar pela bagagem que até aqui era gratuita. É uma mala de até 10 quilos que pode ser adquirida por 8 euros (no momento da reserva) ou por 10 euros (se for comprada posteriormente) e deve ser despachada no balcão de check-in. No entanto, o cliente continua a poder levar uma carteira de senhora ou mochila dentro da cabine, de forma gratuita.

Já a opção de mala de porão até 25 quilos mantém o preço de 20 euros instituído em 2017. A nova política de bagagem entra em vigor a 1 de novembro.