As últimas semanas não têm sido fáceis para as companhias aéreas que, como a TAP, operam na maioria dos países mais afetados pela pandemia de COVID-19. Depois do anúncio sucessivo de restrições por vários Estados, incluindo o decreto do estado de emergência em Portugal, a empresa decidiu reduzir a operação “de forma expressiva” e deixar em terra grande parte da frota entre 23 de março e 19 de abril. A TAP vai também permitir a alteração gratuita de voos.

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São poucas as rotas que se mantêm na programação da transportadora aérea, que durante este período vai continuar a realizar as ligações que não foram suspensas pelo Governo, nomeadamente entre Lisboa e São Paulo (Brasil), Newark, Miami e Boston (EUA), assim como para Toronto (Canadá). A intenção é dar corpo à garantia de que os cidadãos portugueses e dos países lusófonos possam regressar “para junto das suas famílias”, explica a empresa em comunicado.

Na Europa, continuará a realizar os voos permitidos para locais com fortes comunidades portugueses, como Luxemburgo, Suíça, França ou Reino Unido. Em território nacional, a TAP assegurará três voos por dia entre Lisboa e Porto, duas ligações por dia para o Funchal, um para Ponta Delgada e três voos por semana para a Ilha Terceira. A lista completa das rotas que se mantêm pode ser consultada na imagem abaixo.

Voos TAP COVID 19

“Estamos a trabalhar na continuidade do nosso negócio, convictos de que em breve voltaremos ao ritmo normal da nossa atividade”, disse Antonoaldo Neves, CEO da TAP, que agradeceu ainda “o empenho e o sentido de missão dos nossos colaboradores neste momento em que todos têm dado tudo de si para tratar dos nossos clientes e de Portugal”.

Reembolsos e remarcações

Se as últimas semanas têm sido de incerteza para as companhias aéreas, para os passageiros com viagens marcadas têm sido um verdadeiro pesadelo. As constantes alterações às rotas em operação, a imposição de novas restrições e a dúvida relativamente à possibilidade de reagendar reservas têm sido parte das preocupações de todos. À semelhança do que já tinham feito três das principais empresas de cruzeiros ou o Grupo Ryanair, também a TAP alargou a sua política de alteração das datas de voos, oferecendo a possibilidade de reembolso total do valor pago.

Assim, os clientes passam a poder alterar a sua reserva “até 24 horas antes da partida do seu primeiro voo, remarcando a nova viagem para qualquer destino e iniciando a viagem até 31 de dezembro de 2020”. A informação, que pode ser consultada na página dedicada às alterações, garante que esta remarcação está isenta de “pagamento da taxa de alteração associada”, passando a ser gratuita.

No entanto, para quem não deseje mudar a sua viagem para outro destino ou data até ao final deste ano, a TAP reembolsa na íntegra “o valor pago na aquisição do bilhete, através da emissão de voucher, enviado por e-mail, com validade de um ano, para utilização numa viagem futura à escolha”.

Para passageiros com voos marcados para depois de 31 de maio, a empresa recomenda que aguardem até mais próximo da data da viagem para saber se faz ou não sentido alterar os seus voos, conforme a evolução da pandemia de COVID-19.