EP. 4 | Sheik David Munir


Numa altura em que o medo do terrorismo entranhou na Europa, fomos até à Mesquita Central de Lisboa para conversar com o líder Sheik David Munir sobre o Islão, a comunidade muçulmana em Portugal e o extremismo.

Uma entrevista pedagógica que revela a verdadeira essência de uma religião que apregoa e deseja a paz. Conteúdos extra abaixo.

Glossário do Islão em dois minutos

O que significa “Sheik”

Sheik é o termo utilizado para referir um líder, que pode ser, por exemplo, de uma mesquita, apto a conduzir casamentos e orações. Pode, também, ser aplicado a quem estude aprofundadamente os ensinamentos do Islão.

O que significa “Imã”

Este é o título atribuído aos líderes religiosos do Islão, significa “aquele que guia” e que preside às orações.

​Neste caso, David Munir acumula as designações de Sheik e Imã por ter dedicado a vida académica ao estudo da religião e por ser, atualmente, o líder da Mesquita Central de Lisboa.

O que significa “Alcorão”

Alcorão é um termo conhecido de quase toda a gente. Refere-se ao livro sagrado dos muçulmanos e contém 114 capítulos e 6236 versos que terão sido revelados por Alá a Maomé ao longo de mais de 20 anos.

Principais mandamentos do Islão

O Islão assenta em cinco pilares essenciais: Fé, que consiste em aceitar Alá como Deus a que responde; Oração, que implica cinco por dia; Caridade para com os demais, através de donativos para ações solidárias; Jejum na altura do Ramadão; e Peregrinação, que implica pelo menos uma visita a Meca.

Ausência de vinho, presença de chá

Ao contrário dos programas anteriores, em que a conversa flui na companhia de um vinho da região de origem do convidado, no quarto episódio das «Conversas com Gosto» foi o chá que adoçou a entrevista de Fátima Ferrão ao Sheik David Munir. 

Esta alteração deve-se à proibição que o Islão impõe aos seguidores, que não devem utilizar álcool, drogas e outras substâncias que possam prejudicar a saúde do corpo e da mente. Logo no início da entrevista, David Munir explica em detalhe as razões destas restrições.

O programa em poucas palavras

História de um líder religioso

David Munir, nascido em 1963 em Moçambique, é o líder religioso da Mesquita Central de Lisboa desde que chegou a Portugal vindo do Paquistão, em 1986. É licenciado em Teologia Islâmica pelo Centro Islâmico de Carachi, e em Pedagogia na Universidade de Carachi. Tem, também, um bacharlato no Curso de Letras.

Excelente comunicador, Sheik Munir foi capaz de evitar a construção de uma barreira entre a comunidade muçulmana em Portugal e os cidadãos portugueses, nomeadamente através de open days na Mesquita com o público em geral, mas também com escolas. É chamado às televisões, aos jornais, às rádios e a debates sobre o terrorismo, principalmente desde o atentado de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, para explicar a distância entre o Islão e as interpretações tendenciosas e extremistas do Corão.


“Um companheiro do profeta enganou-se na recitação porque tinha bebido antes. A segunda etapa [da proibição do álcool] foi «quando se aproximar a oração não bebas»

DAVID MUNIR

Precisamente por ter um curso de pedagogia no currículo académico, o Sheik procura, constantemente, mostrar como é, de facto, o Islão e que valores defende. Por exemplo, nesta entrevista David Munir refere que Islão é paz, é amizade para com o próximo, e lamenta que tenha vindo a ser utilizado como argumento por grupos extremistas com pretensões de poder.

Esta é uma entrevista importante para a sociedade portuguesa, para que não se perca o espírito tolerante que sempre caracterizou o povo português, habituado desde sempre a conviver com outras culturas, outros povos e outros mundos. Lisboa, por exemplo, reflete precisamente essa multiculturalidade que pinta zonas como a Mouraria ou o Martim Moniz. É importante não confundir os valores de uma religião com os atos praticados pelos seus seguidores. É importante que consigamos manter a paz, a tolerância e o respeito entre todos.

Ficha Técnica

Apresentação: Fátima Ferrão | Câmaras e som: Christopher Alves, Cláudia Figueiredo e Rafaela Faria | Produção: Cláudia Figueiredo, Francisco de Almeida Fernandes e Rafaela Faria | Travel&Taste © 2016


Este episódio teve apoio à produção de: