Todos os anos por esta altura, e com direito a uma segunda vaga de visitas no outono, as Galerias Romanas da Rua da Prata, em Lisboa, abrem ao público para dar a conhecer as estruturas subterrâneas que o solo da cidade guarda. Previstas para os dias 17, 18 e 19 de abril, as datas para a exploração do subsolo foram, entretanto, adiadas para 3, 4 e 5 de julho como consequência das restrições impostas pela pandemia de COVID-19.

PUB.

No entanto, e para ajudar quem está em casa a distrair-se, o Museu de Lisboa juntou-se à imARCH, especializada na disponibilização de conteúdos em realidade virtual e aumentada, para preparar uma versão 3D das galerias e permitir que todos possam visitá-las virtualmente. O site construído para o efeito estará disponível a partir de sexta-feira, dia 17.

Esta será, assim, a primeira vez que não terá de ficar na fila para descer às Galerias Romanas, que apesar do adiamento da programação inicial poderão receber visitas ainda este ano, já em julho. Como sempre, as inscrições estarão disponíveis através de um formulário online que será anunciado pelo Museu de Lisboa nas suas redes sociais, ainda com data por definir.

Vale a pena lembrar que as estruturas, descobertas após o terramoto de 1755, fazem parte do projeto anunciado pela Câmara Municipal de Lisboa em 2019, Lisboa Romana | Felicitas lulia Olisipo, que prevê a abertura de um centro de interpretação do espaço.


Data: a partir de 17 de abril | Local: site a anunciar | Gratuito | + info