A mítica Aldeia da Pedralva, em Vila do Bispo, é uma viagem em profundidade a um tempo que julgávamos já não existir. Um tempo simples, puro, que se move com lentidão e capaz de colocar tudo em perspetiva. O empreendimento resulta da recuperação de uma típica aldeia algarvia, que havia caído no esquecimento e que agora se enraíza nas memórias afetivas de alguns dos mais gratificantes álbuns de família.
Esta slow village promove o regresso ao básico, ao essencial e às origens instaladas numa aldeia de verdade. Todas as 26 casas resultam da recuperação de habitações originais, cuja traça e técnicas de construção foram mantidas e respeitadas. A Aldeia da Pedralva é um sítio mágico, parado no tempo e num lugar ideal para abrandar o ritmo, conectar com a Natureza, ou para acertar o relógio biológico.
Atravessada pela Rota Vicentina, a Aldeia da Pedralva está localizada numa zona híbrida, entre campo e praia, que permite desfrutar de um verão na aldeia em tons de azul e um não menor mar de verde, entre a rusticidade campestre e os aromas marinhos do Atlântico.
Com mais de 300 quilómetros de trilhos de Mountain Bike, escola de surf, material de caminhada ou cursos de mergulhos, entre muitas outras atividades e inspiradoras experiências, a Pedralva convida também a uma vida ativa, sendo paragem obrigatória de surfistas, fãs de BTT e caminhantes.
Uma aldeia com fama internacional
Apostada em ser um destino distintivo para pessoas que procuram uma alternativa de férias que assumam um compromisso social e ambientalmente responsável, a Aldeia da Pedralva faz da tranquilidade e do bem-estar em comunidade uma das suas premissas. Fatores que levaram a integrar, este ano, um artigo do The Wall Street Journal sobre as novas tipologias de alojamento que estão a proporcionar, a turistas e aventureiros, gratificantes e imersivas experiências de vida, contribuindo para ajudar a desenvolver as comunidades locais, nas quais se mergulha em profundidade.
Com um total de 26 Casas de Campo auto-suficientes e em atividade turística, o restaurante Sítio da Pedralva, que há muito granjeou fama nas redondezas, zonas comunitárias, piscina e estação de lavagem de bicicletas, a Aldeia da Pedralva pulsa hoje de vida. Também não tem de se inquietar com hotéis para animais nem serviços de dog-sitting, já que a aldeia é pet-friendly.