É um dos espaços culturais mais visitados de toda a cidade do Porto, é considerada uma das mais bonitas livrarias do mundo e comemora 113 anos de vida já no próximo domingo, dia 13 de janeiro. Para celebrar, a Livraria Lello preparou uma programação especial com entrada livre e deixou a loja decorada em homenagem a Camões e Harry Potter.

PUB.

Entre as 12h e as 19h, todos aqueles que queiram visitar o espaço histórico poderão fazê-lo de forma gratuita, sendo que os primeiros a chegar vão receber uma prenda especial: fac-símiles da Gazeta da Restauração (1641), o primeiro jornal português. Se o regresso ao passado é o mote para um dia de festa, não podia faltar uma exposição temática em torno dos fonofilmes.

Chama-se A Severa que vocês nunca viram e parte do primeiro filme sonoro nacional para uma mostra que junta, também, alguns dos primeiros fonogramas gravados em Portugal. A Severa será ainda exibido com a ajuda técnica da Cinemateca Portuguesa, numa sessão histórica com a Lello como pano de fundo.

Na programação guarda-se espaço e tempo para duas conversas: uma sobre “O Porto, o Fado e outras Músicas”, às 16h30, e outra que recorda a “Livraria Lello, uma Livraria de Causas”, marcada para as 18h. Logo a seguir, Patrícia Costa é a fadista encarregue de animar o final de tarde com a interpretação de várias músicas, incluindo o Fado da Livraria Lello.