Já aqui tínhamos dado conta do mais recente projeto de José Avillez, o Bairro do Avillez, no Chiado. Digno desse nome, o empreendimento junta diferente conceitos de gastronomia alusivos à cultura portuguesa e com selo de qualidade de um chef que já nos habitou a boas surpresas.

PUB.

Recentemente foram divulgadas as primeiras fotografias do espaço, ainda em fase de acabamentos e de afinações, que revelam alguns pormenores da arquitectura do espaço e a equipa que o vai gerir. Desde os azulejos e portadas características, passando pelos motivos populares que adornam o bairro, a portugalidade está assegurada tanto na decoração como na cozinha.

Em comunicado enviado às redações no início do ano, o chef explicava que já em 2010 tinha descoberto o espaço na Rua Nova da Trindade e, confessava, “apaixonei-me logo por ele. Comecei a imaginar um bairro inspirado nos bairros lisboetas e nas minhas memórias”. A zona será preenchida com “diferentes conceitos de restauração”, que abrirão ao público de “forma progressiva”.

O Bairro do Avillez inclui uma mercearia, onde será possível comprar iguarias e acessórios, uma taberna, onde serão servidos petiscos nacionais, e um páteo, cuja carta tem como base o peixe e marisco. “O mais atípico dos bairros lisboetas”, como refere em comunicado, tem abertura prevista para o mês de agosto, mas ainda sem data definida.