Durante o mês de agosto dois dos edifícios emblemáticos do Porto, o Mosteiro de São Bento da Vitória (MSBV) e o Teatro Nacional de São João (TNSJ), abrem as portas a todos os que pretendam embarcar numa viagem pelos bastidores destes espaços.
Oficialmente considerado Património Nacional desde 1977, o MSBV começou a ser construído no século XVII e apenas foi terminado quase dois séculos depois, tendo sido também utilizado como hospital militar durante as invasões francesas e ocupado pelas tropas posteriormente. As visitas guiadas em português, que decorrem de segunda a sexta-feira às 12h, percorrem o Claustro Nobre, Centro de Documentação e Sala do antigo Tribunal Militar. Tem o custo de 3 euros por pessoa, mas gratuito até crianças com 10 anos.
No local onde hoje está erguido o TNSJ, na Praça da Batalha, existiu o primeiro edifício dedicado ao teatro construído de raiz no Porto, o Real Teatro São João, de 1798. Destruído durante um incêndio, deu lugar, em 1920, ao projeto do arquiteto Marques da Silva tal como o conhecemos hoje. Em agosto é possível viver o espírito do teatro nos bastidores destes edifícios emblemáticos do Porto, através de um percurso por lendas, figurinos e histórias que as paredes guardam. A visita custa 5 euros e acontece de terça-feira a sábado, às 12h30 – as crianças até aos 10 anos não pagam.
Data: agosto | Local: Teatro Nacional de São João e Mosteiro de São Bento da Vitória, Porto | Horário: 12h30 (TNSJ); 12h (MSBV) | Preço: 5€ (TNSJ); 3€ (MSBV) | + info