Simples e despretensioso, o restaurante Fuel oferece uma carta variada que aposta nos produtos da região algarvia e numa alimentação saudável bem ao estilo mediterrânico.
A ementa do restaurante Fuel, em Monte Gordo, no Algarve, convida à partilha. Entre entradas, saladas, pastas, hambúrgueres e sugestões do chef, as opções são tantas que a escolha não é fácil. No entanto, de uma coisa pode ter a certeza: seja qual for a opção será sempre saudável e contará com ingredientes típicos da dieta mediterrânica. Esta é a proposta de valor deste espaço, integrado no recente hotel Prime Energize, mas que está de portas abertas a todos quantos valorizam este tipo de alimentação. Outra das apostas do Fuel passa pela utilização de produtos locais, respeitando a sazonalidade e o seu ciclo produtivo.
Como já foi referido, não faltam propostas interessantes e o mais difícil é mesmo escolher. Contudo, daquilo que a Travel&Taste teve oportunidade de provar, podemos deixar-lhe algumas sugestões.
Para começar, e se é fã de pão e manteiga, vai perder a cabeça com o pão de courgete e sementes de fabrico próprio e com as manteigas, cujos sabores vão variando conforme a época, mas que podem ser de tomate, de ervas aromáticas ou daquilo que inspirar o chef a cada momento.
Enquanto ‘pica’ o couvert, deite um olho ao menu, onde se destacam as entradas, quer pela variedade que apresentam, quer pela originalidade das propostas. Se estiver com um grupo, o ideal será pedir várias e provar um pouco de tudo, em jeito de petiscada. Não vai arrepender-se. Destacamos a sopa de abóbora assada e amêndoa torrada que, não se adequando à partilha, é de prova obrigatória. Não deixe ainda de provar a tempura de legumes com hummus de beterraba e molho de iogurte cítrico, o ceviche de bacalhau com pimentos e manga, a tapa de polvo à galega com batata cozida, azeite e paprika, ou as tostas de abacate com lima e sementes de cânhamos com ovos escalfados.

O bacalhau tradicional também tem lugar à mesa do Fuel. Foto: Divulgação
Se o estômago não ficou totalmente forrado, a carta oferece ainda opções de massas, de entre as quais destacamos o spaghetti nero com salmão e camarão, ou de saladas como a Superfood Wonder, composta por trigo sarraceno, lentilhas, brócolos, espinafres, alface roxa, amêndoa, romã e sementes tostadas, numa combinação de superalimentos cujo consumo se recomenda.
Para os mais corajosos – e com mais fome – o Fuel oferece ainda um conjunto de hambúrgueres que vão do vegan de beterraba, ao de salmão, passando pelo de frango e o de novilho. Há, por isso, opções para todos os gostos.
Já de entre as sugestões do chef, recomendamos que prove o bife de atum grelhado com puré de batata doce e legumes ao vapor, o filete de robalo no forno com batata doce e espargos salteados ou o tornedó com molho de três pimentas, batata gratinada e espargos salteados.
Para terminar, nada como um doce típico do Algarve. Para provar há pudim de laranja e torta de alfarroba com creme de ovos. Menos tradicional mas de prova obrigatória há também o cheesecake de abóbora e nozes tostadas ou o brownie de chocolate com gelado de amêndoa artesanal.
De referir ainda que no Fuel não faltam propostas vegetarianas, sem glúten, sem lactose ou especiais para os mais novos, para que ninguém se sinta excluído.
Fuel | Morada: Rua de Ceuta 4, Monte Gordo | + info