Il Mercato, o novo mercado italiano em forma de restaurante

O enérgico chef Tanka Sapkota abriu um novo espaço, em Lisboa, que reúne os melhores produtos da gastronomia italiana à mesa ou na mercearia. Tudo pode ser levado para casa para colocar as suas skills de chef à prova.

Para conseguir ser um bom chef é necessário, além de muita prática e técnica, uma paixão imensa pela cozinha que sirva de motor à constante procura de novos ingredientes, novas combinações e sabores. Quem visita a página de Facebook do chef Tanka Sapkota – ou o Come Prima (leia o artigo), um dos seus espaços -, rapidamente percebe que o nepalês ruma, repetidamente, aos vários cantos de Portugal e do mundo à descoberta de novos trunfos.

PUB.

Com a energia que lhe é reconhecida, Tanka acaba de inaugurar um novo espaço na mesma rua onde está estacionado o Forno d’Oro (leia o artigo), na Rua da Artilharia 1. Chama-se Il Mercato e é precisamente isso, um mercado recheado com alguns dos melhores produtos italianos importados pelo chef. Há vinho, farinhas, pasta fresca (materializada em 20 géneros diferentes) e molhos preparados diariamente, bem como a incrivelmente saborosa mozzarella di bufala que é trazida, no próprio dia, de Campina, no sul de Itália.

Tudo isto, e muito mais, está disponível na zona de mercearia do restaurante, quer para consumo na hora, quer para levar para casa e colocar as suas skills de chef à prova. Se ainda assim for mais do tipo de sentar à mesa, não faltam opções na carta para aconchegar o estômago e fazer delirar as papilas gustativas.

Venha daí essa ementa

Entre as propostas encontra espargos verdes frescos com presunto de São Daniel, meticulosamente preparados, ou os ravioli de abóbora e trufas, que lembra o espaço irmão em Alcântara e não desilude. Ainda assim, o Medaglioni al reducione di Balsamico, uma peça de vitela com redução de balsâmico extremamente tenra e saborosa é, sem dúvida, prato obrigatório para quem se senta à mesa do Il Mercato.

il_mercato_lisboa

Foto: D.R.

A seleção de vinhos italianos é mais um ponto que joga a favor de Tanka neste novo espaço. Cuidada e afinada, a carta disponibiliza vários vinhos de diferentes regiões de Itália, entre eles o Pinot Grigio DOC Friuli (uma das regiões vitivinícolas do país, junto à fronteira com a Eslovénia) ou o tinto Santa Cristina, da Toscana.

Se quiser fazer uma visita de teste ao novo espaço, vale a pena tentar durante o almoço, de segunda a sexta-feira, altura em que consegue uma refeição por 11,95 euros sem bebidas. À noite é possível jantar no Il Mercato por 19,95 euros também sem bebidas.

Vale a visita a este cantinho de Itália em Lisboa, com selo de qualidade de um chef que já provou como um nepalês pode dominar a cozinha italiana.


Il Mercato | Morada: Páteo da Bagatela, Rua da Artilharia 1, 51, Lisboa + info