Quem o diz é a Associação Pizza Verace Napolitana que certificou o restaurante com a “estrela Michelin” das pizzas. A Travel&Taste esteve lá e entrega-lhe o veredito.
Embora menos conhecida do público do que as estrelas Michelin, a Associação Pizza Verace Napolitana é o mais alto organismo de defesa da verdadeira pizza, confecionada com a levedura mãe há muitas gerações. O restaurante Forno d’Oro, residente na Rua da Artilharia 1 desde janeiro, foi agraciado com o atestado de Pizza Certificada Napolitana por cumprir, pelas mãos do chef Tanka Sapkota, todas as exigências que garantem o respeito pela tradição italiana.
Homem de poucas palavras, mas de grandes sorrisos, o chef Tanka declarou-se “muito satisfeito” com o mais importante sinal de reconhecimento no mundo das pizzas. Considerou, ainda, que “este é o culminar de mais de duas décadas de provas dadas e de incessantes pesquisas” do nepalês que estudou junto de grandes mestres pizzaiolos, como o chef Enzo Coccia e o chef Franco Pepe.
Relembre-se que existem, neste momento, outros dois restaurantes portugueses certificados pela APVN, a Pizzeria Pulcinella e a Mercantina (recorde o artigo).
A massa fina e fresca
Em jeito de celebração de um feito importante na carreira de um chef, e na reputação do restaurante, pizzas foram distribuídas pelos convidados que as acompanharam com cerveja italiana. A Travel&Taste, amante dos sabores da vida, sentou-se à mesa para atestar a qualidade tão apregoada.

Foto: Travel&Taste
Cozinhadas num forno de lenha – como manda a tradição – construído no local e forrado a ouro, as pizzas servidas apresentaram-se ao serviço em massa fina coberta de sabor fresco. O fermento biológico na origem da massa aumenta a qualidade, complementada pelas cores que pintam, por exemplo, a deliciosa Calzone Napoletana.
A cerveja artesanal italiana importada para a mesa foi uma descoberta entregue às pupilas gustativas, saltitantes e extasiadas pela leveza e aromas que receberam. A acompanhar provámos as típicas e deliciosas bruschettas com tomate e manjericão, cujo sabor foi reconhecido pelos convidados com o rápido desaparecimento dos pratos.
Dito isto, se as versões fast food do clássico gastronómico italiano não são o suficiente, o Forno d’Oro será, certamente, a escolha ideal para uma refeição fiel à tradição Napolitana.
Forno d’Oro | Morada: Rua da Artilharia 1 16B, Lisboa | Horário: 12h às 15h e das 19h às 23h | + info