Stash de seu nome, a recente casa do chef Pedro Lemos oferece uma ementa repleta de sandes: de hambúrguer, de sapateira ou atum e guacamole. Prepare o guardanapo porque vai precisar.
Se acha que sandwich e estrela Michelin não podem estar na mesma frase, desengane-se. Stash, The Sandwich Room é o nome do mais recente projeto do chef Pedro Lemos e da sua esposa, Joana Espinheira, um local onde ingredientes de qualidade fundem-se com amor e uma boa decoração.
O espaço não é muito, recriando um pouco o ambiente de lanchonete com sofás a servir as mesas junto à parede e um pequeno balcão com vista para a cozinha, de onde chega o cheiro que abre o apetite. Dali vêem-se chegar alguns pratos com bonitas sandes que despertam a curiosidade de quem visita o Stash pela primeira vez.
A decoração, pensada por Joana Espinheira, dá ao espaço uma personalidade cativante e denota o amor por detrás do trabalho, aconchegando a alma que, não vale a pena negar, também é de alimento. Aliás, o espaço tem uma curiosidade engraçada sobre a altura de abertura.
Em vésperas de inaugurar a nova cozinha, Pedro Lemos recebeu a notícia da conquista da sua primeira estrela Michelin, atribuída ao Restaurante Pedro Lemos. Se a ansiedade era visível nas unhas um dia antes de abrir um novo espaço, agora é que o stress dominava o ambiente.
Por outro lado, o Stash beneficiou da atenção mediática e os foodies da cidade fizeram fila na rua para testar o novo conceito. É também neste ponto que a casa de sandes marca pontos: o chef sugere espumante português a acompanhar qualquer uma das suas sandwiches. A verdade é que a combinação resulta e culmina com a junção das fantásticas batatas fritas caseiras, cortadas bem fininhas e pintadas a alecrim e alho. A maionese da casa é uma boa opção entre os molhos.
À disposição tem sandwiches como a de Atum e Guacamole, Sapateira e Caranguejo ou a deliciosa Stash Burger.
Stash The Sandwich Room | Morada: Praça Guilherme Gomes Fernandes 60, Porto | Preço médio: 8€ | + info