Os últimos dias de dezembro são, por tradição, dedicados às listas com as principais tendências do ano que termina – sejam nomes de batismo, pratos, bebidas ou até mesmo temas discutidos nas redes sociais. Por isso mesmo, reunimos os dez principais assuntos mais badalados no Facebook em Portugal durante 2018 e há de tudo: desde futebol à política, passando pela música e ciência.
Na lista divulgada pela empresa de Mark Zuckerberg surgem temas óbvios e outros que marcam pela imprevisibilidade. Nos primeiros três lugares mistura-se arte, desporto e ciência com a 90ª cerimónia dos Óscares, a participação portuguesa no Campeonato Mundial de Futebol e a morte de Stephen Hawking.
Continuando a viagem no tempo por entre as principais discussões online, encontramos o Dia Internacional da Mulher, a participação espanhola no Campeonato Mundial de Futebol, um anúncio sobre óleo de palma (o principal ingrediente da Nutella), o falecimento de Aretha Franklin e as comemorações do 25 de abril. Nos últimos dois lugares do ranking estão o Carnaval de Loulé e o acontecimento de 15 de maio na Academia do Sporting, em Alcochete.
Temas do mundo
Enquanto por cá, os teclados deram protagonismo a temas de vários espectros da sociedade, além-fronteiras as preferências caíram sobre assuntos fraturantes. É o caso do Dia Internacional da Mulher que, pelo segundo ano consecutivo, volta a estar no topo da tabela e que gerou muitas discussões sobre o papel da mulher na sociedade.
March for Our Lives, o movimento criado por sobreviventes da violência em Parkland, Flórida (EUA), foi o segundo tema mais discutido no Facebook em todo o mundo. Um mês depois de ter sido criada, a iniciativa captou o interesse de mais de um milhão de pessoas e gerou 2,5 milhões de dólares em donativos através da rede social.
Em terceiro lugar surgem as eleições presidenciais no Brasil, a 7 de outubro, e as eleições intercalares dos Estados Unidos, que conseguiram tornar-se assuntos de debate internacional. Deram origem a muitos posts e discussões graças ao elevado envolvimento cívico.