É tempo de voltar ao comboio histórico do Douro. O grande relógio colocado exatamente a meio da plataforma da estação ferroviária da Régua marca 14h55, sinal que desperta a correria de quem quer subir a bordo do comboio. Entre malas e despedidas, as réstias de vapor que desvanecem no ar denunciam a locomotiva do século XIX que dali a minutos estará a viajar pelas margens do Douro com cinco carruagens de madeira.
Se este cenário evoca os finais de 1800 e soa distante, saiba que a partir de junho vai poder embarcar numa viagem no tempo e regressar à época com o Comboio Histórico do Douro. É uma iniciativa da CP – Comboios de Portugal, que volta a ter, ao longo de seis meses, uma rota especial entre a Régua e o Tua com paisagens dignas do título de património imaterial da UNESCO.
O rio Douro, as margens pintadas por vinhas em socalcos e o charme de uma locomotiva de outros tempos completam o cenário que pode viver até 29 de outubro. As viagens arrancam já no próximo sábado, dia 3, com partida marcada para as 15h23 e chegada ao Tua pelas 16h30.
Para subir a bordo do comboio histórico do Douro, movido a vapor, e que contará com animação musical de grupos regionais, terá de adquirir bilhete por 42,50 euros para adultos e 19 euros para crianças até aos 12 anos. Se for até à Régua de comboio, a CP disponibiliza pacotes especiais que juntam deslocação em AlfaPendular, Intercidades, Regional ou Urbano e a viagem no comboio a vapor. Consulte os detalhes no site oficial.