Em linha com a estratégia de promoção delineada pela Comissão Vitivinícola Regional do Alentejo para o Brasil, os vinhos do Alentejo vão marcar presença em dois eventos do outro lado do Atlântico. A divulgação dos néctares acontecerá em Belo Horizonte e Florianópolis nos últimos dias de abril.
O primeiro evento decorrerá em Belo Horizonte, onde o Alentejo é a região convidada do Projeto Aproxima, uma forma de “aproximar a tradição ao moderno, reconhecer e lutar pelas nossas tradições, multiplicar o amor pela gastronomia mineira”, lê-se no site oficial. A iniciativa é do chef brasileiro Eduardo Maya, que pretende incentivar a proteção e valorização dos produtos endógenos, aproximando os chefs de cozinha e produtores do consumidor final. A promoção será realizada entre 27 e 30 de abril.
Ainda no Brasil, em Florianópolis, os vinhos alentejanos organizam uma festa no restaurante Ostradamus, um dos mais premiados do Estado de Santa Catarina. O objetivo é “aumentar a notoriedade” dos néctares portugueses junto do público brasileiro, nomeadamente associando-os à componente gastronómica. O evento decorre no dia 25 de abril.
Vale a pena recordar que a Região de Vinhos do Alentejo tem 46,5% da quota nacional, enquanto as exportações são divididas entre 70% para fora da União Europeia (UE) e 30% para países pertencentes à UE.